Dicas para contornar o enjoo durante a gravidez

Posted on Jun 2 2012 - 4:06am by Mamães.net

Alimentacao na gravidez

Os enjoos na gravidez são queixa comum por parte das mulheres gestantes: elas são bastante usuais entre o segundo e o quarto mês de gestação, e têm sua explicação mais comum nas mudanças hormonais sofridas durante o desenvolvimento do bebê.

 

A progesterona seria responsável por deixar a digestão mais lenta no estômago, assim como também muda os desejos alimentares e o sabor dos alimentos. Como a mudança nos processos hormonais não pode ser alterada, também não é possível evitar completamente os enjoos na gravidez, mas é possível diminui-los.

Enjoo na gravidez

 

A atenção com a alimentação é a mais importante: ficar longos períodos sem comer assim como comer excessivamente não é recomendável nessa fase. Como o aparelho digestivo está mais lento para a digestão de alimentos, o ideal é que alimentação seja leve e exclua gorduras e grandes quantidades de proteínas. Não deixe de incluir verduras, frutas e legumes para melhorar a sua saúde e o desenvolvimento do bebê.

 

Cuidados na gravidez

 

Como a maior parte do enjoos ocorrem no período da manhã, comer alguns biscoitos de água e sal ou uma fruta pode ajudar porque não deixam o estomâgo vazio. Opte por alimentos leves e de fácil digestão. Algumas mulheres escolhem manter um diário com a alimentação do dia: isso ajuda a identificar quais alimentos provocam enjoos mais frequentemente.

 

Saude na gravidez

Outra dica importante diz respeito ao consumo de água: como consumi-la em excesso pode trazer náuseas, o ideal é que se coloque algumas gotas de limão para minimizar esse efeito. Ingestão de vitamina B6 também ajudam, e a mamães que desejarem poderão procurar ajuda em algum tipo de tratamento alternativo.

 

Há também algumas sugestões para evitar enjoos na gravidez que envolvem a direção e os lugares que a grávida frequenta: estar na direção do carro costuma diminuir drasticamente o enjoo. Evite lugares com cheiros fortes, como cozinhas e perfumarias. Praticar exercícios ao ar livre ao invés de ambientes fechados. Se os enjoos estiverem lhe fazendo muito mal, procure seu médico e estude a possibilidade de tomar algum medicamento!