Gravidez saudável inclui exercícios físicos regulares

Posted on Jun 3 2012 - 4:09am by Mamães.net

Exercicios na gravidez
A Organização Mundial da Saúde traz muitas recomendações para as mulheres que desejam ter uma gravidez saudável e entre elas está a prática regular de exercícios físicos: o ideal é que as mamães gestantes se exercitem pelo menos 30 minutos por dia. Com o início da gravidez as mulheres que já praticavam algum tipo de exercício físico ficam na dúvida com relação às atividades que podem ou não prejudicar o desenvolvimento do bebê.

 

Nos casos das atividades de alto impacto, o ideal é que haja avaliação por parte do médico, mas elas não são recomendadas em nenhuma fase da gravidez.Caso a mulher não tenha o hábito de praticar exercícios, mas deseja começar nessa fase, o recomendado é que a nova atividade tenha início a partir do segundo trimestre.

Atividades saudaveis

A maior preocupação para manter uma gravidez saudável durante a prática rotineira de exercícios físicos diz respeito ao bem estar, a intensidade e a frequência com que essas atividades devem ser realizadas.

 

Exercícios que provoquem estresse intenso (como as aula de spinning) ou que tenha um ritmo desregular podem ser prejudiciais à gravidez saudável. Utilizar roupas adequadas e manter-se hidratada são condições básicas para qualquer prática.

Gravidez saudavel

Comumente associa-se as atividades de baixo impacto à gravidez: aulas de hidroginástica, yoga e caminhada costumam estar entre as principais escolhas das gestantes. As grávidas podem e devem procurar o tipo de atividade que mais lhe agrada, mesmo que ela esteja fora dessas três escolhas principais. O mais importante de tudo é que ela sinta confortável na realização dos exercícios e sinta também que seu corpo não está correndo algum tipo de risco, o que pode levar ao estresse.

 

Os professores de educação física costumam recomendar que as grávidas não façam mais de 45 minutos de atividade por dia e nem sem alimentarem-se: ambas as atitudes pode causar hipoglicemia.

Atividades na gravidez

 

Os benefícios das atividades são enormes. Além de controlar o peso, os exercícios promovem maior fortalecimento da musculatura pélvica, melhora o controle muscular e a flexibilidade na hora de parto, diminui o risco do bebê nascer com o peso abaixo do normal, promove maior prevenção a dor, previne lombalgias e varizes, além de proporcionar uma recuperação mais rápida nos pós-parto. Os benefícios são imensos: a gestante e o bebê só tem a ganhar!