Dicas para evitar a azia na gestação

Posted on Jun 4 2012 - 4:11am by Mamães.net

evitar azia alimentacao

Evitar azia na gestação é um importante desafio da gravidez. Saiba como o fazer e que tipo de alimentação pode ajudar neste fator.

 

Mesmo em mulheres que nunca sofreram do problema, a azia é muito comum durante a gravidez, isto acontece devido às mudanças hormonais, uma vez que com o aumento do útero, os órgãos digestivos ficam mais pressionados provocando a formação de gases que fazem com que a comida suba para o esôfago provocando a conhecida e problemática azia.

evitar azia na gestacao

 

Para evitar azia na gestação, uma das coisas que há a fazer é alterar alguns hábitos de alimentação durante a gravidez. Assim sendo, deve-se comer menos alimentos pesados, gordurosos e fritos, isto porque, este tipo de alimentos tem um processo de digestão bastante pesado e demorado. Também outros alimentos como as frutas cítricas, tomate, vinagre, café e chocolate devem ser reduzidos pois estes são alimentos com alguns ácidos e que podem causar o chamado refluxo prejudicando assim a digestão.

 

Outros hábitos de alimentação podem ser também alterados de forma a ajudar a evitar azia na gestação. Fazer refeições mais pequenas e frequentes pode ajudar pois desta forma o estômago irá esforçar-se menos para fazer a digestão e produzir ácidos em menor quantidade. Mastigar bem e devagar os alimentos também ajuda tal como beber poucos líquidos durante as refeições principais.

evitar azia gravidez

O descanso após as refeições também deve ser bem planejado. Evite dormir logo após as refeições, se estiver cansada espere pelo menos 1 hora, esta pausa entre a refeição e o descanso vai dar tempo ao organismo de iniciar e fazer os processos mais complicados da digestão libertando assim os órgãos digestivos.

 

Obedecer a estas regras vai fazer com que a digestão seja feita de forma mais rápida e acima de tudo mais leve. Se está grávida e quer evitar a azia durante a gestação, então siga estas regras, verá que terá uma gravidez bem mais tranquila.

dicas evitar azia alimentos