5 cuidados com os seios durante a gestação

by Mamães.net on June 19, 2012

Atencao aos seios na gravidez

Durante as primeiras semanas de gravidez, o corpo da mulher sofre as primeiras alterações, e os seios são os primeiros a mudar. No entanto, essas alterações não acontecem de uma só vez. As mamas vão se modificando ao longo de toda a gravidez, preparando a mãe para a amamentação.
A princípio, muitas mulheres confundem essas mudanças com as alterações que os seios sofrem alguns dias antes do período menstrual.

 

No entanto, com a menstruação, os seios voltam à sua forma normal. Durante a gravidez, a mudança de volume é mais intensa e tende a durar até o final da gestação – podendo, inclusive, dobrar de tamanho.

Conheça, a seguir, algumas dicas para cuidar adequadamente dos seios e prepará-los para o momento único da amamentação.

Proteja seus seios

1. Use sutiã de sustentação
Como o peso dos seios aumenta consideravelmente durante a gestação, é necessário usar sutiãs reforçados, que evitarão problemas na coluna. Além disso, os sutiãs de sustentação evitarão a flacidez dos seios após o nascimento do bebê e o início da amamentação.

Publicidade - LAMG

 

2. Cuidado com a higiene
Procure lavar os mamilos e a aréola usando apenas água. Ao aplicar cremes e hidratantes, inclusive os usados para a prevenção de estrias, evite essa parte dos seios. Como se trata de uma região mais delicada, o contato com cremes e sabonetes pode eliminar sua proteção natural.

 

3. Atenção ao uso de buchas e esponjas
Ao contrário da crença popular de que esfregar os mamilos com esponjas e toalhas pode deixá-los mais resistentes, essa prática pode favorecer o surgimento de lesões.

 

Mamae deve atentar aos seios
4. Não exercite a área
Não é recomendável que a mulher faça qualquer tipo de exercício nessa região. Além de causar dor, esse procedimento é ineficaz para deixar os seios mais firmes.

 

5. Ao sol
Expor os seios ao sol por cerca de 15 minutos pode prevenir rachaduras nos mamilos durante o período de amamentação. E não é preciso esperar o bebê nascer para colocar esse hábito em prática. Mas atenção: os melhores horários são no início da manhã e no final da tarde.

 

Cuide bem dos seus seios

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário