Clamídia pode levar a infertilidade

Posted on Jun 28 2012 - 6:46am by Mamães.net

clamidia no trato urinario

 

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível e afeta os órgão sexuais masculinos e femininos. O período de incubação da doença, normalmente, é de 15 dias. Os sintomas da clamídia nas mulheres são secreções vaginais, dor durante o sexo, sangramento entre os ciclos menstruais dor abdominal e febre. Nos homens os sintomas são secreção peniana, dor ao urinar, ardência na uretra e, em alguns casos, dor e inchaço nos testículos.

 

 

Nas mulheres, a clamídia também pode causar infecção no endométrio, tropas de falópio e colo do útero, prejudicando o aparelho reprodutor feminino com o grande agravante de, em muitos casos, ser totalmente assintomática.

 

clamidia causa infertilidade
As estatísticas apontam que até cinco por cento das mulheres portadoras de clamídia são assintomáticas e, portanto, não sabem que têm a doença e, outros vinte por cento, têm a clamídia em conjunto com outra doença sexualmente transmissível e acaba não fazendo o tratamento específico para eliminar a bactéria causadora da doença, a Chlamydia Trachomatis.

 

Por ser, em muitos casos, assintomática, e por não fazer parte das doenças comumente elencadas nos exames de rotina da maioria dos ginecologistas, muitas vezes a clamídia só é descoberta quando se está tentando descobrir a causa de alguma infertilidade. Nesse ponto, a doença já afetou seriamente o aparelho reprodutor feminino.

 

clamidia dificulta engravidar

 

Doença do trato urinário, a clamídia também pode ser contraída pelos homens e neles também causa infertilidade. Um estudo realizado pela Universidade Autônoma de Madri (UAM) provou a relação entre a clamídia e a infertilidade masculina em 100% dos casos pesquisados.

 

Os pesquisadores descobriram que a clamídia fragmenta o DNA do sêmen masculino. No grupo estudado o nível de fragmentação do DNA do sêmen dos homens infectados pela bactéria é de 35% a 45% enquanto que, nos homens que não são portadores da doença, o nível de fragmentação é de no máximo 15%.

 

A boa notícia é que o estudo também mostra que, após tratamento com antibióticos, o dano do DNA pode ser parcialmente recuperado e o problema de fertilidade revertido.

 

camisinha previne clamidia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível por isso a prevenção é com camisinha, sempre. O tratamento é relativamente simples, feito com antibióticos por via oral durante poucas semanas.

 

Lembre-se sempre de nunca tomar remédios sem a prescrição médica e peça para incluir este exame na sua rotina anual no ginecologista, mesmo que você não esteja tentando engravidar.