Grávida não pode…

Posted on Jun 29 2012 - 5:28am by Mamães.net

 

Restrições e liberdades coexistem no momento considerado, um dos mais marcantes na vida da mulher, o de gerar uma vida. A gravidez implica muitas vezes em mudanças de hábito, a fim de beneficiar a saúde da gestante. As dúvidas são muitas, entre elas, talvez a mais clássica seja “grávida não pode pegar peso?”. É preciso levar em conta que gravidez de fato não é uma doença e a medicina é pontual neste sentido.

 

Antes de mais nada, é preciso o acompanhamento de um médico que irá avaliar como está a gestação. Caso a gestante não apresente problemas (seja de coluna ou posturais) dependendo também do tempo da gestação, não há restrições quanto ao esforço físico e peso carregado, porém isso deve ser monitorado e encarado sempre com bom senso. Se a gestante apresentar dores lombares por exemplo, não deve abusar e fazer esforços neste sentido.

 

 

Um ponto relevante nesta problemática é o fato de que a grávida não pode fumar. Os médicos são unânimes em apontar que o cigarro deve ser abandonado nesta fase da vida. Fumar na gravidez pode ser letal à saúde do bebê e gestante.
Outra sentença que causa dúvidas e que gera algumas controvérsias entre médicos e especialistas é a de que grávida não pode consumir bebida alcoólica. O álcool é apontado por muitos como vilão da saúde, principalmente no período da gravidez, outros, afirmam que em pequenas doses, pode ser favorável.

 

 

Alguns estudos revelam que o uso frequente de álcool na gravidez, motivou a ocorrência de abortos, e que o uso da nicotina provocou doenças como asma e bronquite em algumas crianças. O ideal é consultar o médico e questioná-lo sobre tais indagações. Leve em conta que uma boa alimentação e bons hábitos trarão maiores benefícios à saúde. Grávida não pode deixar de se cuidar.