O papel da família das mães adolescentes

Posted on Jun 29 2012 - 8:16am by Mamães.net

Nascimento do bebe

 

Sabe aquela sensação de que “esse tipo de coisa acontece com todos menos comigo?” Pois é, isso é o que passa pela cabeça da maioria das adolescentes antes de saber da gravidez. Por acharem que não podem ser atingidas, que gravidez é coisa de adulto, não se cuidam e o menor problema que a falta de cuidado pode acarretar é a gestação. Não pensam em doenças ou em qualquer outra consequência que essa atitude descuidada traz.

 

 

Quando vem a notícia de que o evitável acabou por acontecer, é que entra o papel da família. Mães adolescentes precisam da família envolvida, não a ponto de tomar-lhe a responsabilidade, mas de auxilia-la a continuar sua vida. As mães adolescentes precisam voltar a estudar, a trabalhar e o apoio da família é essencial. Não necessariamente cuidar da criança, mas dando apoio moral às mães adolescentes.

 

 

Gravida adolescenteMuitas meninas abandonam os filhos, por medo dos pais, por medo do futuro. Expulsar a filha, obrigá-la a casar, não é o papel da família. Gravidez não é doença e não é um problema sem solução. Saber que em momentos de dificuldades terão pleno apoio da família, não dará força para que a adolescente faça, propositalmente, coisas erradas, mas de saber que a vida pode ser bem vivida, independente do que aconteça.

 

 

Maes adolescentes

 

Deve-se demonstrar para a adolescente que o momento é de responsabilidade e que filhos não são empecilhos, mas sim incentivo para melhoria de vida! Ser mãe é uma fase linda na vida da mulher e cabe à família ajudar a adolescente a perceber o lado bonito dessa história. É claro que também cabe à adolescente perceber que o amor incondicional que nasce junto com o bebê é motivo de celebração, mas que deve levar à maturidade. Nada que não possa ser “tirado de letra” pela adolescente e por toda a família!