Ovário policístico pode dificultar as chances de engravidar?

Posted on Jun 29 2012 - 4:39am by Mamães.net

ovario chances engravidar

 

O ovário policístico é uma doença que afeta a saúde da mulher. Será que esta condição de saúde dificulta as chances de engravidar?

 

Uma em cada cinco mulheres apresenta sintomas de ovário policístico. Esta síndrome é caraterizada por sinais de hiperandrogenismo que, se manifesta, através de irregularidade menstrual, excesso de pelos, queda de cabelo e aumento de obesidade abdominal.

 

ovario policistico

Como já foi referido a irregularidade menstrual é um dos sinais desta doença, ou seja, uma grande parte das mulheres afetadas por esta síndrome, ficam com as menstruações atrasadas e, em alguns casos, ela chega mesmo a ser ausente durante algum tempo. Isto acontece porque o ovário policístico impede a ovulação regular da mulher.

 

Devido ao problema descrito anteriormente, muitas mulheres com esta síndrome podem necessitar de ajuda médica e tratamento específico para conseguirem ultrapassar o problema da ovulação e conseguir a tão desejada gravidez.

 

ovario policistico mulher

Atualmente já existem tratamentos que curam ou minimizam a síndrome de ovário policístico. A cirurgia era bastante utilizada para tratar a doença, no entanto, os avanços da medicina têm permitido produzir novos medicamentos que ajudam a reduzir bastante os sintomas da doença. Existem dietas que associadas com atividade física também permitem que as mulheres afetadas pela síndrome consigam manter uma vida perfeitamente normal.

De qualquer forma, existem muitas mulheres com a síndrome de ovário policístico que acabam por conseguir engravidar, seja com tratamentos que vão reduzir as causas da doença ou devido a acertos no próprio organismo que reduzem os efeitos da doença e permitem que a mulher fique grávida como qualquer outra mulher sem este problema.

 

ovario saude mulher

A síndrome de ovário policístico afeta a saúde da mulher, no entanto, as chances de engravidar das mulheres afetadas por este problema podem ser as mesmas de qualquer outra. Basta para isso que seja acompanhada pelo seu médico e siga todas as suas indicações.