Como funciona a inseminação artificial?

Posted on Jun 30 2012 - 6:44am by Mamães.net

inseminacao artificial utero

Inseminação artificial é definida como uma técnica de reprodução assistida. Consiste na introdução do sêmen dentro do trato reprodutor feminino. Há dois tipos de inseminação artificial: inseminação intracervical, na qual o sêmen é introduzido por uma seringa no cérvix; e inseminação intrauterina, neste caso o esperma é inserido na cavidade uterina.

 

Antes da realização do processo é necessário realizar uma estimulação ovariana através de hormônios. É uma técnica baseada em recursos modernos. Pode ser feita em mulheres de todas as idades, porém recomenda-se que a idade não seja muito avançada pela saúde e qualidade do óvulo.

inseminacao artificial materia

 

O sêmen é conservado em uma técnica de crioconservação em clínicas especializadas e hospitais que assim organizam bancos de esperma. O processo de crioconservação consiste em armazenar os espermatozoides submersos em criotubos a uma temperatura de -169 C em azoto líquido. Cada criotubo possui a quantidade certa para ser utilizada em uma inseminação.

 

 

A inseminação pode ser utilizada em casos em que a mulher possui dificuldade de engravidar. Algumas mulheres também escolhem a técnica de inseminação artificial porque optam pela maternidade independente de um homem.

 

inseminacao artificial semen

 

Os casos de casais de mulheres homossexuais que querem ser mães e optam pela maternidade com a técnica assistida têm aumentado consideravelmente nos últimos anos.

 

Depois de feita a inseminação a mulher deve ter uma alimentação equilibrada com intervalos de 3 horas e beber 1,5 litro de água por dia. Em alguns casos o médico pode receitar medicamentos como ácido fólico e antibióticos. Durante 20 dias a mulher deve evitar relações sexuais, praticar exercícios físicos e ficar de pé ou fazer viagens por muitas horas.

 

inseminacao artificial desenho

As relações entre pais e filhos nascidos através da inseminação podem ser saudáveis e normais quando baseadas em afeto e sinceridade.
Clínicas especializadas oferecem atendimento online para mulheres que estejam interessadas na técnica.