Como calcular a provável data do nascimento do bebê?

by Mamães.net on July 5, 2012

Data do nascimento do bebe

 

É só a gente saber que está grávida e os dedinhos já começam a contar os meses para saber quando o bebê vai nascer. Mas para calcular data do nascimento do bebê da forma mais exata possível, além do famoso exame de ultrassom há outros métodos, chamados de “calculadoras de gravidez”, que levam alguns itens em consideração na hora de fazer o cálculo. Para isso é preciso que você saiba com certeza a data da última menstruação.

 

 

Calculadora de gravidez

Mas é importante atentar para o fato de que, em matéria do nascimento de uma nova vida, vários fatores ao longo dos meses interferem na gestação, adiantando ou atrasando um pouco o parto. Isso é absolutamente normal: para se ter uma ideia, apenas 6% dos bebês nascem na data prevista. Uma das formas mais comuns de calcular data do nascimento do bebê é através da Regra de Naëlle, bastante fácil de fazer, e o resultado costuma ter uma variação de três dias para mais ou para menos.

 

 

Detalhe: no primeiro parto essa variação é para mais. Para fazer o cálculo basta somar o número 7 ao primeiro dia da última menstruação e depois recuar três meses em relação ao mês em que ela ocorreu. Esta deverá ser a data provável do parto (lembre-se, com uma variação de três dias para mais ou para menos.). Quer um exemplo prático? Digamos que a última menstruação tenha acontecido no dia 15 de outubro, o cálculo fica assim: 7+15=22 (dia 22) e 10-3=7 (julho). A data provável é 22 de julho.

 

Quando o bebe foi concebido

 

Por outro lado, há calculadoras disponíveis em vários sites online, e para calcular data do nascimento do bebê, além de saber quando foi sua última menstruação é preciso também que você indique o número de dias de seu ciclo menstrual. A calculadora faz o resto e fornece automaticamente o cálculo da concepção, do fim do primeiro e do segundo trimestres, e a data de nascimento ao fim de 40 semanas.

 

 

O ultrassom, entretanto, na minha opinião ainda é o método mais seguro para calcular a idade gestacional do feto, e é bastante confiável, principalmente quando o ciclo menstrual não é certinho – ou seja, não corresponde aqueles 28 dias de intervalo. O exame é mais seguro quando o feto chega a um tamanho de 10mm da cabeça às nádegas, normalmente por volta da sexta ou sétima semana de gestação, sendo mais confiável até a décima-segunda semana; a partir da vigésima a criança já está grande demais para a idade ser calculada com precisão.

 

 6% nascem na data prevista

Agora que você já tem uma ideia de quando o bebê vai chegar, aproveite as promoções online e prepare aquele enxoval caprichado para o seu neném!

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário