Saúde da mãe e do bebê: Diabetes pode passar de mãe para filho?

by Mamães.net on July 13, 2012

Diabetes na gravidez: controle

 

Gravidez não é sinônimo de doença, mas de saúde: afinal, é a geração de uma nova vida. Isso não significa dizer, no entanto, que não devam ser tomados alguns cuidados – e para isso existe o programa pré-natal, onde exames procuram detectar alguma anormalidade e consertá-la antes que seja prejudicial ao feto.

 

Existe a diabetes gestacional – aquela que aparece durante a gravidez por intolerância a carboidratos, e é a maior responsável por partos prematuros e pela gestação de fetos macrossômicos, que engordam muito ainda na barriga. No entanto, quando a mãe já apresenta diabetes antes da gravidez, a saúde da mãe e do bebê também requer cuidados, porque a doença é hereditária.

Amamentacao sempre

 

Publicidade - LAMG

Em qualquer caso, o controle durante a gravidez, inclusive através de uma alimentação saudável, é fundamental. Para saber se a diabetes é hereditária ou não, é feito um exame de rastreamento universal, onde o nível glicêmico é testado durante vários períodos. No caso de ser gestacional, é possível controlar a glicemia através de uma substância chamada GAD, mas também é possível que a gravidez tenha precipitado o aparecimento da diabetes tipo 1 (hereditária).

 

Diagnosticar a diabetes

 

Em qualquer caso, no entanto, apesar de necessitar de cuidados para a saúde da mãe e do bebê, os médicos são categóricos em afirmar que a criança não nasce com diabetes – mas tem grandes riscos de a doença aparecer mais tarde, principalmente depois dos 30 anos, por causa da hereditariedade (casos de diabetes na família) e outros fatores como obesidade, por exemplo.

 

Gravidez e diabetes

Independente do tipo de diabetes, a saúde da mãe e do bebê deve ser acompanhada de perto com a realização do pré-natal, e depois do nascimento o fato de a mãe ter diabetes não é contraindicação para o aleitamento; muito pelo contrário, a amamentação é recomendada sempre, tanto em casos de diabetes gestacional como na diabetes hereditária.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário