Tudo sobre as primeiras semanas de gravidez

by Mamães.net on July 13, 2012

Primeiras semanas de gravidez

 

Quem se descobre grávida pela primeira vez, pode se deparar com algumas dúvidas comuns a esse momento especial que é a maternidade. Durante as primeiras semanas de gravidez, o corpo passa por mudanças radicais e é normal sentir-se confusa e perdida sobre o que fazer para controlar os sintomas desconfortáveis.

 

Nas primeiras semanas de gravidez, o corpo interpreta o bebê como um corpo estranho e reage a ele com sintomas como enjôos e tonturas, esses sintomas são normais e passam com mais algumas semanas de gravidez.

Enjoo comeco da gravidez

 

Algumas dicas, como ingerir alimentos ricos em carboidratos como macarrão, arroz ou barata podem ajudar a controlar o enjôo, pois fornecem energia e possuem digestão fácil. Evite a todo custo alimentos com cheiros fortes e gordurosos, álcool e derivados do leite, que podem aumentar as crises de enjôo.

Alimentacao durante a gravidez

Tome cuidado especial com a alimentação nessas primeiras semanas de gravidez, pois logo no primeiro mês é formado o tubo neural do bebê, um sistema nervoso rudimentar, que mais tarde dará origem ao sistema nervoso do bebê.

 

 

Nessa fase é necessária a ingestão de ácido fólico, um derivado da vitamina B, que pode ser encontrado em vegetais como o espinafre, aspargo, brócolis assim como em vegetais que possuam folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo. Ingerir esses alimentos é essencial para o bom desenvolvimento do bebê e não torna necessária a ingestão de qualquer complexo vitamínico.

 

Planejamento durante  gravidez

Além dos cuidados com a alimentação, logo nas primeiras semanas de gravidez é necessário planejar também o futuro da criança, como o lugar onde ela crescerá e suas atividades diárias. É necessário conversar com o pai da criança e a família os métodos que serão mais adequados para a educação da criança, para evitar possíveis desentendimentos no futuro.

 

A gravidez é um momento de cuidados físicos e preparação psicológica, um momento de espera, em que todos os planejamentos devem estar voltados para o futuro da criança que virá.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário