5 semanas de gravidez: o coraçãozinho do bebê começa a bater!

by Mamães.net on July 17, 2012

Ultrassom

 

 

As 5 semanas de gravidez correspondem, para muitas mulheres, à fase em que se descobre que se está esperando um bebê. Apesar dos testes de gravidez poderem ser efetuados anteriormente, é por volta deste tempo que a mulher verifica sua primeira falha menstrual que indica a possibilidade de estar grávida.

 

Esta é uma etapa muito inicial em que na verdade a futura mamãe nem se sente bem grávida, pois todas as transformações que vão ocorrer em seu corpo estão apenas começando. Mas depois da alegria de um teste de gravidez com resultado positivo, vem a grande emoção de ver pela primeira vez o bebê através de um ultrassom.

Teste positivo

 

Com 5 semanas de gestação, o bebê mede entre 4 e 5 mm, mas está crescendo todos os dias, no lugar mais protegido que poderia existir. Um sinal do desenvolvimento do bebê é no entanto bem evidente: seu coraçãozinho já começou a bater, o que representa para as mamães e papais um momento único. O coração do embrião bate a um ritmo cerca de duas vezes superior ao coração de um adulto, num claro sinal de força e vitalidade.

 

Crescendo todos os dias

 

É também nas 5 semanas inciais que os principais órgãos começam a se formar e assumir sua posição e a cabeça começa a se destacar do tronco. Se fecha o tubo neural, que liga o cérebro à medula espinhal, sendo por isso muito importante para o desenvolvimento do bebê que a mamãe tenha especial atenção a sua saúde, ao seu bem-estar e hábitos de vida e principalmente passe a cuidar ainda mais de sua alimentação.

 

O acompanhamento médico com um bom profissional da área da obstetrícia é fundamental para conseguir uma gestação bem informada e nesta fase ele irá solicitar todos os exames necessários para verificar a saúde da mamãe e bebê, e aconselhar a toma de ácido fólico, um suplemento que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural.

 

A partir das 5 semanas de gravidez, é comum a mulher começar se sentindo mais fatigada e sensível e poderão também surgir os primeiros enjoos.
Começa uma nova fase, a grande aventura de uma gravidez em que o desenvolvimento do bebê é acompanhado semana a semana. E em todas as semanas cada vez mais vida cresce dentro da barriga da mamãe!

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário