Manchas na pele durante a gravidez

by Mamães.net on July 17, 2012

manchasnapele

 

Toda gravidez requer cuidados e precauções, em vista de se passar por este momento tão importante da forma mais saudável possível para a mãe e o bebê. Algumas mulheres no período da gestação notam o aparecimento de manchas na pele, algumas decorrentes por exposição ao sol, o que de forma geral, preocupa ainda mais se ocorrer em grávidas de primeira viagem.

 

 

Mudanças no organismo e hormônios, típicos da fase da gravidez, favorecem o aparecimento de manchas na pele, como a cloasma (mancha típica que algumas mulheres gestantes apresentam geralmente no rosto). O que fazer para evitar o aparecimento de manchas na pele durante a gravidez?

 

Publicidade - LAMG

manchasnapelecremes

Antes de tudo, é preciso ter em mente que as manchas podem surgir por fatores hereditários, além dos fatores hormonais do momento gestacional, descontrolando as células responsáveis pela pigmentação da pele. A linha que se forma entre umbigo e pelos pubianos, denominada linha nigra, é uma das marcas características da gravidez, resultante dos fatores citados anteriormente.

 

Para não ter agravado o problema das manchas de pele sobre diversas partes do corpo, dermatologistas e médicos recomendam atenção ao sol e que as grávidas se protejam por meio de cremes e bloqueadores solares. Este é um dos principais artifícios para se evitar a hiper pigmentação que acelera o aparecimento de manchas ao contato da pele com o sol.

 

manchasnapelecuidados

É imprescindível que a gestante procure orientação médica ao notar a presença do cloasma. Tratamentos podem auxiliar na diminuição das manchas, atenuando-as ou até mesmo fazendo com que elas desapareçam totalmente. No entanto, é aconselhável iniciar, segundo os dermatologistas, o tratamento após o nascimento do bebê para evitar possíveis contra indicações, e se possível, após a criança sair da fase de amamentação.

 

manchasnapelegestante

Aplicação constante de protetor solar, e até mesmo maquiagem para disfarçar as manchas, são opções, consulte seu médico.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário