Sinais de que está chegando a hora do bebê nascer

by Mamães.net on July 17, 2012

 

Os 9 meses de gravidez passam bem depressa e rapidamente a mamãe percebe que está chegando a hora de finalmente conhecer seu bebê. Uma gravidez que decorra sem complicações termina entre as 38 e as 40 semanas de gestação. Quando a data se aproxima, as mamães começam ficando um pouco ansiosas, principalmente as que estão vivendo uma primeira gravidez. E sempre surgem algumas questões: ‘Como vou saber que começou o trabalho de parto?’, ‘Quais os sinais para o bebê nascer?’

 

Cada mulher é única e responde de maneira diferente às alterações e sinais do próprio corpo e ninguém melhor que seu médico para saber dar os melhores conselhos sobre o que fazer quando estiver chegando a hora, e como reconhecer alguns sinais.

 

 

Publicidade - LAMG


Os primeiros sinais podem começar até duas semanas antes da hora do parto. Isso porque na fase final da gravidez, o bebê está já se preparando para começar sua aventura no mundo fora da barriga da mamãe, o que significa que sua cabeça vai começar se encaixando na bacia para o parto, o que vai provocar na mulher a queda do ventre e o aumento do desconforto nessa área.

 

Também é possível começar sentindo algumas contrações mais frequentes, mas ainda muito irregulares e indolores chamadas de falsas contrações, ou de Braxton Hicks, bem diferentes das que surgem no trabalho de parto para o bebê nascer.

 

Outro sinal de que o parto poderá estar próximo é a perda do tampão mucoso, uma espécie de geleia rosada que bloqueia o colo do útero e se liberta quando este começa se dilatando. A perda do tampão mucoso pode ocorrer até 72 horas antes do parto e por isso não é um sinal para ir correndo para o hospital.

 

 

Os verdadeiros sinais de que o trabalho de parto se iniciou são: contrações uterinas frequentes e com intervalos regulares, sangramento uterino ou rompimento da bolsa amniótica. Em qualquer um desses casos é importante se ir dirigindo para o hospital.

 

Chegando a hora

Já no hospital a equipe médica irá verificar todos os sinais existentes e dar início à preparação da mamãe para o parto, que deverá contar com a ajuda do papai neste momento tão especial para a vida do casal. Agora sim, está mesmo chegando a hora e em pouco tempo se poderá viver a felicidade e emoção de segurar pela primeira vez o bebê no colo!

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário