Veja como os seios mudam durante a gravidez!

by Mamães.net on July 19, 2012

Seios crescem para amamentar

 

Você nem tinha certeza ainda de que estava grávida e já sentia os seios diferentes de alguma forma? Não se preocupe, isso é absolutamente normal e é um dos primeiros sintomas da gravidez. Mas prepare-se: eles mudarão muito mais ainda conforme a gestação avançar. Por isso é legal você ficar por dentro das mudanças que ocorrerão – e porque ocorrerão – para ficar tranquila.

 

 

Mal a gravidez se inicia a sensibilidade nos seios aumenta, e muitas vezes há alguma dor, chegando até a lembrar o que muitas mulheres sentem quando estão para ficar menstruadas. No final das contas, o princípio é o mesmo: mudanças hormonais. Por volta da oitava semana de gestação os seios começarão a aumentar de volume, e continuarão crescendo durante toda a gravidez porque a pele vai tendo acréscimo de camadas de gordura.

 

Esse é o jeito do nosso organismo de se preparar para a amamentação, mas o quanto eles crescerão dependerá muito também da sua herança genética. Como o tamanho do seio não interfere na produção de leite nem na facilidade de amamentação, não se preocupe se eles estão crescendo mais ou menos do que os daquela sua amiga que teve neném há pouco tempo.

 
Conforme os seios vão esticando a pele, poderão acontecer algumas coceiras – e esta é a hora mais que certa de usar aqueles hidratantes e cremes para evitar as temíveis estrias. Os mamilos crescem, escurecem, preparando-se para amamentar, e as veias também ficam mais aparentes, à flor da pele. Por outro lado, as glândulas que produzem gordura estão trabalhando mais, por isso aquelas bolinhas na auréola do bico também ficarão mais visíveis.


Lá pelo terceiro mês de gravidez, o colostro já começa a ser produzido e ele é importantíssimo para a saúde do bebê, porque é super nutritivo e deverá ser o primeiro alimento do seu filhote nos primeiros dias, antes mesmo da produção do leite em si.

 

Para evitar ou aliviar a dor, a escolha do sutiã é fundamental. De preferência, esqueça os que você já tem em casa: tanto seus seios como seu tórax estão maiores, por isso o ideal é comprar sutiãs com boa sustentação, que possam ter o fecho alargado conforme os meses de gravidez avançam e que tenham alças confortáveis. Pronto, depois do parto é só comprar aqueles de amamentação e curtir o seu filhote com todo amor!

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário