Dor no umbigo na gravidez é sinal de algum risco?

by Mamães.net on July 24, 2012

Na gravidez, diversas mudanças ocorrem no corpo das mulheres desde as primeiras semanas, tanto internamente quanto externamente. Assim, conforme as semanas vão passando, o organismo vai se adaptando e permitindo que aquele novo ser que está se formando dentro do ventre materno possa se desenvolver da melhor forma possível.

Por isso, os períodos da gestação apresentam particularidades de acordo com o que está acontecendo com o feto e com a região abdominal da gestante. Dessa forma, perto do parto, o bebê já está com quase todo o peso e o tamanho que terá quando nascer, o que força bastante a barriga da grávida e pode causar dor no umbigo dela.

Embora sejam bastante incômodos é, totalmente, normal que as gestantes apresentem esses tipos de desconfortos no fim da gravidez, já que as partes fibrosas das peles de seus abdomes estão se distendendo e puxando a região em que estão os seus umbigos. Logo, até que ocorra o parto, não haverá como cessar essas sensações desagradáveis que são típicas das semanas anteriores ao nascimento de seus filhos.

Além disso, apesar de serem desconfortáveis, as dores no umbigo são totalmente suportáveis e não impossibilitam as futuras mamães de fazerem suas atividades normais.

No entanto, se depois do parto, a região continuar dolorida e a pele não retornar ao normal, pode ter ocorrido o surgimento de uma hérnia umbilical, que é corrigida cirurgicamente. Por isso, o melhor a se fazer, quando as dores no umbigo surgirem, é comunicar o médico a respeito desses desconfortos. Assim, ele poderá acompanhar a evolução dessas sensações desagradáveis.

Não se podem confundir esses incômodos no abdome com as contrações de treinamento, que ocorrem, normalmente, uma vez por dia e são formas naturais que os organismos têm para “treinarem” as gestantes a respeito do que ocorrerá quando entrarem em trabalho de parto.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário