Linea nigra: por que surge uma linha na barriga?

by Mamães.net on July 25, 2012

 

A linea nigra é um problema que afeta a pele da maioria das grávidas durante a gestação e carateriza-se pelo aparecimento de uma linha escura que pode ir do umbigo até à região pubiana. A linea nigra costuma surgir no segundo trimestre da gravidez, quando ocorre o escurecimento da pigmentação da pele naquela área onde se encontra o músculo abdominal que se vai distender para ganhar espaço para o bebê.

 

 

 

 

Devido a isto o músculo fica ligeiramente separado e esta mudança no corpo vai-se demonstrar através do aparecimento de uma linha negra, que pode ter até um centímetro de largura, na barriga.

 

Outra causa que também pode provocar o escurecimento da pele é a deficiência de ácido fólico, embora este seja um problema diferente, há estudos que indicam que consumir alimentos ricos em ácido fólico como grãos e verduras podem ajudar a atenuar o aparecimento da linea nigra.

 

Depois da gravidez a linea nigra deverá desaparecer a pouco e pouco, no entanto, há casos em que isso não ocorre com facilidade e assim sendo a mãe deverá fazer tratamentos contra as despigmentações por forma a clarear a pele, no entanto, este tipo de tratamento, normalmente só pode ser realizado depois do bebê parar de mamar.

 

Esteticamente podemos dizer que a linea nigra não é muito agradável, porém, esta questão não tem muitas influências negativas na saúde das grávidas. De qualquer forma, se no final da gravidez esta marca na pele da barriga continuar, deverá falar com o seu médico para que lhe indique um tratamento eficaz para que tudo volte à normalidade.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário