Primeiro trimestre: o desenvolvimento do bebê

by Mamães.net on July 25, 2012

 

A vida é uma história que começa quando duas células se encontram e se transformam para dar origem a um novo ser, iniciando assim o primeiro trimestre de uma gravidez. A mulher pode nem desconfiar que está grávida mas dentro de seu útero, a cada segundo, acontece o desenvolvimento do bebê.

 

Durante o primeiro trimestre de gravidez todos os órgãos do bebê vão-se formar. Ele começará por ser um conjunto de células que se multiplica a um ritmo surpreendente, e no final da 13º semana, o então feto terá já a aparência de um bebê, ainda que num tamanho bem minúsculo.


Ainda que todas as semanas do desenvolvimento do bebê sejam de extrema importância, é a partir da 5ª semana que irão ocorrer os fatos mais visíveis nesses três primeiros meses de gestação, começando pelo pequeno coração que começa a bater num ritmo quase inacreditável, chegando a atingir o dobro de um adulto.

 

Outros órgãos como o fígado e os rins começam também a se formar. Durante a 6ª e 7ª semana alguns traços faciais começam a ganhar forma, se tornam mais evidentes os futuros braços e pernas e a formação dos dedos.

 

A 8ª semana de gestação é marcada por mais um avanço significativo. O até agora embrião passa a se designar de feto, pois perdeu sua cauda embrionária e está cada vez mais próximo da imagem de um bebê. Seus músculos e nervos começam a funcionar.

Os órgãos genitais do bebê iniciam sua formação por volta da 9ª semana, embora ainda não seja possível verificar o sexo no ultrassom.
Na 10ª semana os órgãos vitais (fígado, rins, pulmões e cérebro) já funcionam, o bebê cresce sem parar e começa a se movimentar a toda a hora. Mas, dado seu tamanho, ainda é difícil para a mamãe sentir os tão esperados chutes.
Com o corpo todo formado por volta da 11ª semana, o bebê vai durante as próximas semanas crescer e se fortalecer. Nesta fase é pedido à mamãe para realizar vários exames pré-natal, como o ultrassom, para verificar o desenvolvimento do bebê e detetar possíveis problemas genéticos.

 

 

Chegando na reta final do primeiro trimestre de gestação, é durante a 12ª e 13ª semana que o feto cada vez se parece mais com um bebê. Seu rosto ganha traços cada vez mais definitivos, seus braços e pernas são agora bem identificáveis e sua vitalidade é inquestionável, pois se movimenta sem parar.
É o começo de uma grande aventura entre mamãe e bebê. O primeiro trimestre traz para a mulher alguns incómodos, como enjoos e cansaço, mas superados pela alegria de saber que o desenvolvimento do bebê ocorre a cada instante. E sendo o primeiro trimestre o mais vital para a formação do bebê, é obrigatório um bom acompanhamento médico e hábitos de vida saudáveis.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário