Cólica na gravidez? Será que há algo errado?

Posted on Jul 30 2012 - 9:48am by Mamães.net

 

A gravidez começa e o que a gente mais quer é que dê tudo certo, por isso ao menor sinal de dor ou desconforto já ficamos logo preocupadas. Mas na verdade, cólica na gravidez é um sintoma bastante comum, e tudo o que você precisa fazer é descobrir a causa dessa cólica para que possa acabar com o desconforto.

 

Mas atenção: se a cólica na gravidez vier acompanhada de sangramento, febre e/ou amento súbito de secreção vaginal, vômitos, calafrios e dor ao urinar, o médico que acompanha seu pré-natal deve ser avisado imediatamente. Sem nenhum deses sintomas, no entanto, na maioria das vezes a cólica na gravidez é apenas um desconforto que passa quando você muda de posição, por exemplo, e normalmente tem como causa a pressão que o bebê acaba fazendo nos músculos, ligamentos e órgãos.

 


Nestes casos, a cólica na gravidez costuma aparecer de um ou dos dois lados da barriga e pode ocorrer durante toda a gravidez – desde bem o comecinho até o fim. Uma boa dica para evitar o desconforto é deitar-se e colocar os pés para cima.

 

 

Qualquer remédio, como antiespasmódicos ou analgésicos, só devem ser tomados com prescrição e orientação médica.

 

Por outro lado, depois do orgasmo também é possível que você sinta cólica na gravidez, e os motivos costumam variar entre a tensão – já que muitas mulheres grávidas não conseguem relaxar direito durante o sexo com medo de prejudicar o bebê, o que não acontece – até o simples fato de as veias da região pélvica já estarem sobrecarregadas por causa da própria gestação.

 


Para evitar essas dores, lembre-se que, desde que a sua gravidez não seja de risco, não há nenhuma contraindicação para o sexo na gravidez, muito pelo contrário: ele aproxima os parceiros e mantém a cumplicidade do casal. Se a cólica persistir, normalmente associada a dor nas costas, peça uma massagem depois do orgasmo ao seu companheiro para relaxamento dos músculos.
Lembre-se que a alimentação adequada é um dos fatores fundamentais para uma gestação saudável e tranquila, procurando ingerir sempre alimentos naturais, muitas frutas, legumes e verduras, com ênfase nos alimentos que tenham ácido fólico, evitando sal, álcool, tabagismo, comidas gordurosas e pesadas. Evite também os enlatados e refrigerantes, ricos em sódio: os gases são outra causa bastante comum para o aparecimento de cólicas na gravidez e quanto mais natural for a sua alimentação, menos você sofrerá com esse mal.