As irritações que afetam a pele da grávida

Posted on Jul 31 2012 - 7:42am by Mamães.net

 

As irritações e os problemas de pele são comuns em qualquer mulher grávida. É importante saber quais os principais problemas e que cuidados deve ter para os tratar ou evitar.
Durante a gravidez, a mulher grávida passa por várias mudanças de nível hormonal, vascular e imunológico. Estas alterações provocam muitas mudanças no corpo, sendo que, algumas delas são visíveis na pele através de irritações, eczemas, alergias, manchas etc.

 

 

As manchas na pele são um dos problemas que afeta mais as grávidas. Estudos dizem que cerca de 70% das mulheres grávidas podem apresentar manchas escuras no rosto e em algumas partes do corpo.

 

 

Este tipo de problemas de pele surge normalmente nos primeiros 3 meses da gravidez e se vai acentuado conforme as alterações hormonais vão crescendo. Uma das formas de prevenir o aparecimento das manchas é não fazer uma exposição prolongada ao sol ou usar protetor solar forte sempre que o tenha que fazer. As manchas são apenas um problema estético e normalmente desaparecem 18 meses depois do parto.

 

 

As estrias são também um problema para qualquer mulher grávida. Quase 100% das grávidas ficam com estrias na coxa, abdômen ou seios. Isto acontece devido ao aumento do tecido da pele, provocado pela necessidade do corpo em se adaptar ao bebê que está no útero e que necessita de espaço para crescer.

 

 

Para cuidar da beleza e saúde prevenir as estrias é necessário tentar manter o peso durante a gravidez e utilizar cremes específicos para o tratamento destes problemas de pele. Cremes hidratantes ricos em vitaminas A e D podem ajudar a ultrapassar as estrias, no entanto, não esqueça que deve consultar o médico antes de utilizar este tipo de produtos.

 

 

Durante a gravidez também é possível aparecer celulite em algumas zonas do corpo da grávida. Um dos cuidados a ter para a tratar é fazer algum exercício físico, beber muita água e ter uma dieta bastante saudável durante a gestação.

 

 

Todos estes problemas de pele são facilmente resolvidos, no entanto, o melhor é falar com o seu médico e aconselhar-se sobre que tratamentos realizar para debelar estas situações.