Gravidez pode acentuar a celulite

Posted on Jul 31 2012 - 7:28am by Mamães.net

 

Autoestima e boa informação são essenciais a uma gravidez saudável e bem-vivida. É claro que a sensibilidade da gestante pode levá-la a sensações de insegurança ou até de melancolia, às vezes.

 

Assim é que o amor e o companheirismo do parceiro, bem como a atenção de toda a família, podem contribuir para a beleza natural e o processo emocional da mulher grávida.
Como tudo na vida, a gestação tem dois lados: o da alegria de esperar uma nova vida e o da transformação corporal com o ganho de peso.

 

 

O fato de a cintura engrossar, o abdômen crescer e algumas das partes do corpo ficarem inchadas, ocasionalmente, não significa que a mulher pode se desleixar de sua beleza.

 

Se bem cuidadas, futuras mamães podem ficar saudavelmente bonitas e sem maiores problemas de celulite na gravidez. Como são comuns no período o ganho de peso, as alterações circulatórias e os consequentes inchaços, serão necessárias prevenções especiais em beleza e saúde.

 

Uma destas será observar a questão da celulite na gravidez, que deverá acentuar-se. Isso acontece porque a influência de hormônios circulantes e a necessidade orgânica de reserva alimentar para o bebê, propensamente, podem desenvolver o chamado tecido celulítico. Este, no entanto, regredirá espontaneamente depois. Ou, na pior das hipóteses, persistirá apenas em parte depois do parto.

 


Para amenizar a celulite na gravidez, aconselha-se a drenagem linfática manual, que é o tratamento estético mais apropriado para a gestante.

 

Trata-se de uma massagem suave e lenta, capaz de atenuar a retenção líquida do organismo, consequentemente diminuindo as inchações típicas (surgidas normalmente no primeiro e no último trimestre gestacional). Segundo especialistas da área, além da melhoria estética, a drenagem linfática impedirá o conhecido fenômeno do “balão nos pés” do nono mês.