Quanto o bebê já se desenvolveu com 23 semanas

Posted on Jul 31 2012 - 3:57am by Mamães.net

 

Normalmente, pode-se pensar que, quando a gravidez chega a 23 semanas, poucas mudanças ocorreram em relação aos sete dias anteriores. No entanto, isso não é verdade, pois cada dia é importante para o crescimento do feto. Ainda mais nesse período, que é quando o tamanho do bebê terá um aumento bastante significativo e eles ganharão peso também.

 


Além disso, com 23 semanas de gravidez, as gestantes poderão intensificar seus diálogos, cantorias e suas leituras de histórias para os seus filhos ou suas filhas. Isso porque, nesse período, os aparelhos auditivos dos meninos ou das meninas já estarão bastante desenvolvidos, o que permitirá que eles possam ouvir e reconhecer com mais clareza os sons de tudo o que ocorre externamente aos ventres de suas mães.

 

Além disso, com o aumento dos tamanho do bebê, as grávidas sentirão seus movimentos ainda mais intensos e perceberão que suas barrigas irão acompanhar os crescimentos dos fetos.


Com a chegada das 23 semanas de gestação, iniciam, também, as primeiras manifestações dos aparelhos respiratórios dos bebês. Dessa forma, seus pulmões irão se tornar cada vez mais desenvolvidos. Além disso, a estrutura interna de seus ouvidos se consolidará e seus sistemas digestivos e circulatórios ficarão mais evoluídos também. Ainda, se intensificará a produção de insulina pelo pâncreas do feto e os olhinhos deles já possuirão movimentos.
As mamães sentirão mais sede, na 23ª semana, assim como terão mais cansaço e deverão evitar trabalhos mais pesados. As suas gengivas tenderão a sangrar e os seus umbigos poderão ficar “para fora”, o que, normalmente, voltará ao normal após o parto.

 

As mudanças de humor podem ser mais frequentes, o que é bastante natural nesse período da gravidez. Dessa forma, os papais deverão entender que as suas mulheres estão passando por um período extraordinário de suas vidas e que isso não será eterno.