Como funciona a licença maternidade?

by Mamães.net on August 1, 2012

 

Mamães de primeira viagem necessitam de muita informação, não apenas para lidar com o novo bebê que mudará completamente a sua vida, mas também para entender quais são os seus direitos em relação ao trabalho e a tão aguardada licença maternidade.

 

 

Para mulheres grávidas, a licença maternidade é algo necessário após o nascimento do bebê, pois esse será um período de adaptação, tanto física, quanto emocional, onde estar perto do bebê também se torna necessário por questões de saúde, tanto da criança, quanto das mães e até mesmo pais.

 

Publicidade - LAMG

 

Para entender como funciona a licença maternidade, primeiro é necessário avaliar o trabalho em questão e os direitos garantidos a todas. A licença maternidade é garantida para todas as mulheres que contribuem com a Previdência Social, ou seja, para todas as mulheres que pagam de forma direta o Previdência.

 

Ainda que seja um trabalho autônomo, ou até mesmo para donas de casa que pagam a Previdência Social, a licença maternidade será garantida, e o valor obtido durante a licença é igual ao salário do emprego, ou do pagamento da Previdência. Porém, a licença maternidade para mulheres que não possuem emprego, só é garantida após um período mínimo de 10 meses de contribuição para a Previdência.

 

Após o nascimento do bebê das mamães que possuem esse benefício, o afastamento é de pelo menos quatro meses, sendo esse o período mínimo e de no máximo seis meses, porém isso depende do emprego em que se encontra a mulher para que saiba qual o período possível de licença maternidade.

 

Mulheres que adotam bebês ou crianças de até oito anos, também possuem direito à licença maternidade. Se você é uma mamãe de primeira viagem, não deixe de conhecer e correr atrás dos seus direitos, a licença maternidade é necessária e faz muito bem a você a ao seu bebê.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário