Dificuldade de engravidar? Peça um espermograma!

by Mamães.net on August 2, 2012

Contagem no espermograma

 

Muitas mulheres passam anos com dificuldade de engravidar e, apesar de os exames não indicarem qualquer anormalidade, não pensam que talvez o problema esteja no parceiro. Mais comum do que se imagina, na maioria das vezes os próprios homens também não têm ideia de que são inférteis – o que pode ser rapidamente detectado através de um exame muito simples chamado espermograma. Em muitos casos há tratamentos que conseguem reverter o quadro e acabar com a dificuldade de engravidar.

 

Apesar de a dificuldade de engravidar normalmente ser associada a problemas femininos, em cerca de 50% dos casos é o homem que não é fértil por algum motivo e por isso não acontece a gravidez. Indicado após um ano de tentativas para engravidar, o espermograma é um exame como outro qualquer para manter a saúde em dia e basicamente consiste em analisar uma amostra de esperma para verificar alguns fatores que contribuem para a infertilidade masculina.

 

 

Publicidade - LAMG

A realização do espermograma é bastante simples e é pedido apenas uma abstinência sexual de cerca de 48 a 72 horas. A coleta normalmente é feita no próprio laboratório em um frasco com boca larga. Em casos especiais já é possível fazer o exame em casa.

Dificuldade de engravidar

A verificação de alguns aspectos do sêmem é o primeiro passo do espermograma, que procura avaliar o volume (menos de 5% do sêmem são compostos por espermatozoides e um volume considerado normal é de 2 ml), acidez (ph), cor e viscosidade, e ainda a quantidade de leucócitos presentes.
Depois, o alvo de exame são os espermatozóides, quando é verificada a sua quantidade (um mínimo de 20 milhões por ml) e sua motilidade (pelo menos 50% deles devem ser progressivos) e morfologia (no mínimo 14% devem ter a forma ovalada, considerada normal).

 

Infertilidade masculina

 

Cada um desses fatores pode ter influência na saúde masculina fazendo com que a mulher tenha dificuldades de engravidar, por isso a realização do exame é fundamental para descobrir qualquer problema ou mesmo exaurir todas as possibilidades pela infertilidade do casal. Vale lembrar que o fato de um homem já ter filhos não significa que ele não possa ser infértil, já que várias alterações podem acontecer com o tempo.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário