Grávida pode fazer tatuagem?

by Mamães.net on August 2, 2012

 

Gostaria de saber se as grávidas podem fazer tatuagem? A recomendação dos médicos é que a mulher apenas faça a tatuagem após a gravidez e o período de amamentação.

 

 

A gravidez é um período em que a mulher tem que pensar não só em si, mas na saúde do bebê que está crescendo dentro da sua barriga. A beleza deve ser sempre uma preocupação da mulher, mas fazer uma tatuagem pode trazer riscos que podem afetar a sua saúde e a do bebê, não sendo por isso recomendado. Conheça alguns dos motivos, para não tatuar a sua pele durante a gravidez:

 

Publicidade - LAMG

 

- Durante a gestação, a saúde da grávida se encontra mais fragilizada, sendo mais provável apanhar infecções na pele, no local onde é feita a tatuagem. No caso de uma infecção será mais difícil tratá-la uma vez que a maioria dos medicamentos não é recomendada durante a gravidez.

 

- A pele das grávidas sofre alterações durante a gestação, por causa dos hormônios. Fazendo a tatuagem, a mesma poderá se alterar após o parto, estragando o desenho e a beleza da tatuagem, que poderá ter que ser retocada.

 

 

- Fazer uma tatuagem, mesmo que não seja a primeira, causa sempre uma situação de dor e estresse, o que não é recomendável nem para a mamãe nem para o feto.

 

 

- Não se sabe ainda se a tinta da tatuagem afeta o bebê, por isso, o melhor é não correr esse risco.

 

 

- Se o material usado para fazer a tatuagem não for esterilizado existe o risco de pegar doenças, algumas delas bem graves como é o caso da AIDS ou da Hepatite C. Essas doenças além de afetarem a sua saúde podem também ser transmissíveis ao feto. No entanto, este é um perigo que existe mesmo quando não se está grávida, sendo aconselhável só fazer tatuagens em lugares autorizados e de confiança.

 

- Muitas grávidas optam por fazer tatuagem com henna, no entanto ela deve ser pura, sem adição de outros químicos. Certifique-se primeiro que não tem alergia a esse tipo de tinta.

 

 

Se tiver qualquer dúvida sobre este assunto, antes de tomar uma decisão, não deixe de falar com o médico que está acompanhando a sua gravidez.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário