Quanto tempo demora para engravidar?

by Mamães.net on August 7, 2012

 

As dificuldades para engravidar são uma das grandes preocupações dos casais. Um casal que faça tentativas regulares durante o período fértil tem grandes probabilidades de conseguir rapidamente a gravidez desejada, no entanto, isto nem sempre acontece.

 

 

Segundo vários estudos, um casal que mantenha relações sexuais frequentes, principalmente no período fértil da mulher, tem 20% de probabilidades em conseguir engravidar ao fim de um mês, no entanto, esta porcentagem varia, existindo cerca de 95% de casais que só conseguem a tão desejada gravidez ao fim de 2 anos.

 

Publicidade - LAMG

 

 

Uma das formas de tentar engravidar mais rapidamente é saber qual o período fértil da mulher. Existem testes de farmácia que o indicam com precisão e isto pode ajudar em alguns casos, no entanto, alguns especialistas não aconselham este tipo de procedimento, é que, segundo eles, esse teste pode causar uma grande ansiedade e estresse no casal, que podem prejudicar o relacionamento sexual.

 

 

Quando um casal percebe que tem dificuldades para engravidar, deve tentar perceber se há fatores que podem estar a influenciar esse problema. Questões como a idade do homem e da mulher, o tipo de dieta, o estresse profissional e algumas doenças crônicas podem contribuir para uma maior dificuldade em engravidar.

 

Os especialistas dizem que só se deve procurar ajuda médica após 1 ano de tentativas frustradas, no entanto, se o casal já tiver uma idade superior a 35 anos, e existirem problemas de saúde que podem prejudicar a fertilidade, deve procurar aconselhamento médico o quanto antes.

 

 

Podemos então concluir que não existe um tempo certo para conseguir a desejada gravidez, esse período varia de casal para casal e depende de vários fatores. O melhor mesmo para quem quiser engravidar, é ter uma atividade sexual regular e encarar essa questão sem estresse e com muita tranquilidade. Se ao fim de um ano continuar com dificuldades para engravidar, deverá procurar um especialista que a irá ajudar a ultrapassar esse problema.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário