Meu filho está com catapora! E agora?

by Mamães.net on August 9, 2012

 

A catapora é uma doença infecciosa aguda e muito comum em crianças. Essa doença é altamente transmissível tanto por via aérea, como através do contato com a pele infetada.

 
Os primeiros sintomas da catapora são a febre, mal-estar, dor de cabeça e cansaço. Entre 24 a 48 horas depois desses primeiros sinais, começam aparecendo lesões de pele que se transformam em pequenas bolhas ou vesículas com líquido. Essas vesículas, mais tarde, vão secar e provocar muita coceira.

 

O primeiro cuidado a ter com as crianças depois dos primeiros sintomas, é levar de imediato a criança ao médico. Depois de confirmado o diagnóstico, o médico vai receitar a medicação necessária que deverá tratar a catapora em poucos dias.

 

Já em casa, um dos cuidados essenciais para a saúde é manter a criança com as unhas cortadas. A catapora vai acabar por provocar muita coceira e as crianças, naturalmente vão tentar se aliviar coçando. As unhas curtas vão impedir que rebentem as vesículas prevenindo assim o aparecimento de lesões e marcas que podem ficar para toda a vida.

 

Outro dos cuidados mais importantes é para com a higiene. Se devem dar banhos regulares à criança usando apenas água e sabão. O tronco, unhas e couro cabeludo são as partes do corpo onde se deve dar uma maior atenção. O banho vai fazer com que a criança fique um pouco mais aliviada da coceira e também contribui para uma maior rapidez no desaparecimento das vesículas.

 


Numa casa que tenha crianças com catapora se devem também ter cuidados com outros dos seus habitantes que possam ainda não ter desenvolvido a doença. As grávidas e os pacientes de doenças como o AIDS e o cancro se devem manter afastados o mais possível da criança já que esse tipo de doenças deixa o sistema imunitário muito menos protegido.

 

 

Os pais de crianças com catapora não devem entrar em pânico. Basta que vão ao médico e que sigam todas as suas recomendações. Essa é uma doença perfeitamente tratável e que desaparece depois de poucos dias de medicação e repouso.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário