Como a idade afeta a fertilidade?

Posted on Aug 14 2012 - 4:18am by Mamães.net

 

Tentar uma gravidez depois dos 30 é uma opção já muito frequente. É crescente o número de mulheres que investem tudo em sua carreira profissional e adiam sua primeira gravidez. Além disso, a escolha do parceiro ideal também é um motivo para este adiamento. Tal como acontece com as personagens do seriado “Sex and the City”, nem sempre parece fácil encontrar um homem com as qualidades necessárias para partilhar uma vida e ter um bebê.

 
Ter a primeira gravidez depois dos 30 aumenta significativamente a probabilidade de ter problemas de fertilidade. O progressivo esgotamento da reserva ovariana, a crescente irregularidade do ciclo menstrual e até a qualidade da secreção vaginal são alguns dos fatores de risco.

 

A fertilidade da mulher com 35 anos é metade da mulher com 25, e cai de novo para metade aos 40. Os testes de gravidez com resultado negativo se sucedem, e isso pode causar algum estresse no próprio relacionamento do casal. Assim, a melhor solução é procurar aconselhamento médico e iniciar um tratamento de fertilidade.

 
É preciso notar que, se a mulher está tentando engravidar depois dos 30 e não está conseguindo, o problema pode não ser derivado de sua idade. Sendo certo que existe uma correlação entre uma tentativa de gravidez depois do 30 e problemas de fertilidade feminina, nem todos os casos têm esse motivo. Só o acompanhamento médico poderá determinar o problema e indicar o melhor tratamento.

 


Seja como for, um problema de fertilidade deve ser assumido como um problema do casal, e encontrar uma solução deve ser uma tarefa em conjunto. De nada vale o marido culpar a mulher, ou, o que é muito comum, a mulher se sentir culpada e responsável pela situação. O casal deve procurar auxílio médico e se preparar para uma luta difícil, não desanimando – e sempre unidos.

 
E, acima de tudo, o casal deve manter a chama do amor viva. Quando se está tentando engravidar durante um tratamento de fertilidade, o sexo pode se tornar uma obrigação, pelo que é necessário manter o equilíbrio mental. Dicas quentes de como apimentar a relação podem ajudar à felicidade do casal e a manter forte o amor e o desejo de ter um filho em comum.
Ter uma gravidez depois dos 30 pode ser mais difícil, mas o sonho de ser mamãe e a felicidade que se alcança com um bebê valem o esforço!