Gravidez de gêmeos: parto normal ou cesariana?

by Mamães.net on August 21, 2012

 

Numa gravidez de gêmeos pode ser realizado um parto normal, porém, a cesariana é o mais aconselhável nestes casos e a grávida deve estar preparada para a necessidade de a ter de realizar.

 
Neste tipo de gravidez, o tipo de parto depende em primeiro lugar da posição em que esteja o primeiro gêmeo que vai nascer. Quando o primeiro bebê está de cabeça para baixo e a placenta não estiver bloqueando o útero, então o parto vaginal pode ser possível, no entanto, é bom que caso a grávida pretenda fazer um parto normal fale com o médico atempadamente.

 

Para fazer um parto vaginal de gêmeos, a experiência do médico que acompanha a gravidez é um fator muito importante. O obstetra irá analisar todos os fatores, conversar com a sua equipa e depois se achar que a mamãe está preparada e se não existirem complicações importantes, dará a autorização para esse tipo de parto.

 

 

Apesar de tudo, por muito contrária que seja a vontade da mãe, o mais provável é que o parto seja feito por cesariana.

 

Há vários fatores que influenciam esse tipo de nascimento, tais como, a posição do bebê, a impossibilidade dos bebês passarem no canal de parto, existir um descolamento de placentas, houver alguma complicação durante o parto ou terem existido doenças ou complicações durante a gravidez de gêmeos. Caso existam ou tenham existido estes problemas, é perfeitamente natural que a equipa médica apenas permita o parto por cesárea.

 

Fazer um parto regular numa gravidez de gêmeos é algo que foge ao controle da mamãe, porém, as mães que tenham muita vontade de o fazer, podem seguir algumas indicações para que na altura do nascimento seja mais provável poder realizá-lo: fazer exercício físico durante o parto, ter uma alimentação saudável e manter-se ativa até ao final da gravidez, são ações que podem ajudar a estar pelo menos fisicamente mais preparada para suportar esse tipo de parto.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário