Como fazer os gêmeos dormirem ao mesmo tempo?

Posted on Aug 30 2012 - 10:28am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

 

Os papais de gêmeos podem encontrar certa dificuldade na hora de colocar as crianças para dormir. Fazê-los dormir no mesmo horário é sempre o maior desafio! No entanto, os cuidados básicos que todos os pais possuem com o sono do bebê podem garantir que ambos estejam na cama ao mesmo tempo.

 

 

A personalidade e a relação entre os gêmeos costuma ser evidente até mesmo na barriga da mãe. Se a técnica funcionar, até os três meses de idade, os pais poderão colocar as criançs para dormirem juntas. Essa técnica é especialmente válida para os prematuros: eles se sentem mais seguros quando estão juntos, assim como na barriga da mãe.

 

É importante que, com o tempo, o sono do bebê ganhe certa autonomia. Ou seja, cada um dos filhos precisará ganhar berços ou, se possível, quartos separados. É sempre interessante fazer com que se diminua ao máximo o horário de sono durante a tarde e que o quarto dos filhotes sejm usados como espaço de brincadeiras e outras atividades: assim eles não irão identificar o quarto como um lugar de castigo.

 

 

Os horários precisam estar bem estabelicidos na rotina da família. É interessante começar a diminuir os estímulos visuais e auditivos (como a televisão) quando o horário do sono se aproximar. Rotinas gostosas como banho quente, massagens, historinhas e mamadeiras ajudam no preparo.

 

Coloque sempre o bebê menos agitado para dormir primeiro, caso apenas um dos pais esteja disponível para essa atividade.

 

Cada bebê precisará aprender a pegar no sono sozinho: nada de embalá-los até que tenham adormecido. É importante que eles mesmos consigam pegar no sono quando for a hora. O sono do bebê mais agitado raramente atrapalha o do irmão, e mesmo que isso acontença, a tendência é que ambos se acostumem com os eventuais barulhos. Tente não interferir.

 

 

Com cuidado é possível garantir que ambos estejam no berço ao mesmo tempo!