O que o bebê aprende nos 3 primeiros meses?

by Mamães.net on September 5, 2012

 

Você acaba de dar à luz e, ao ver aquele pequenino ser dormindo calmamente, pensa em como serão os primeiros meses. Bem, cheios de surpresas compensadoras, certamente, entre elas acompanhar o desenvolvimento do bebê nos três primeiros meses de vida.

 

É nesta fase que ele aprenderá a sorrir de verdade, achando graça, por volta dos dois meses – até lá os sorrisos são apenas atos reflexos. É nessa fase também que cores brilhantes audam a desenvolver a visão, que quando nascem alcança apenas a distância entre ele, no peito, e o rosto da mãe. E é no terceiro mês que ele reconhece os pais.

 

 

Publicidade - LAMG


No primeiro mês o que seu bebê mais vai fazer é dormir, mamar e chorar quando assustar com algum som alto ou estiver com fome ou molhado. Você já percebeu que ele ainda não prende sua atenção a quase nada e de vez em quando chora como se fosse só porque não tem mais nada para fazer. E até que é meio assim mesmo.

 
Mas em alguns dias as conexões que estão sendo formadas no pequeno cérebro estarão codificando e armazenando informações sobre tudo o que acontece à sua volta – e logo passará a interagir cada vez mais rápido. Brincar com seu pequenino é muito importante, porque é assim que você ajudará no desenvolvimento do bebê, estimulando seu cérebro a encaixar as coisas em seus lugares e a se reconhecer como parte do mundo.

 
No segundo mês o bebê começa a sorrir achando graça, os músculos do percoço começam a ficar enrijecidos e ele já tenta levantar o tórax com a cabeça. Se acalma quando ouve vozes e tenta olhar o mundo à sua volta. Brincadeiras repetidas ajudam fazendo com que aspectos de uma mesma coisa seja notado de cada vez e armazenado em seu lugar, que depois será acessado pela memória em caso de necessidade, para fazer um paralelo com outra situação, por exemplo.

 


No terceiro mês ele já reconhece os pais, começa a ganhar peso, reage às brincadeiras e segue objetos com o olhar. Descobre as mãos, e passa a experimentar o gosto delas, levando-as à boca. Ele já ouve música com atenção e, de bruços, levanta o corpinho nos antebraços para olhar o que está rolando em volta.

 
Cada criança tem o seu tempo, mas é importante que até os três meses você procure estimular seus sentidos, principalmente a visão, o olfato, a audição e o tato. Deixe o paladar para mais tarde, agora é hora dele conhecer o mundo à sua volta, portanto muito cuidado com objetos que podem ser engolidos, tirando-os de seu alcance. E o mais importante: curta muito cada fase do seu bebê, porque cada uma é muito, muito especial!

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário