Tenho chances de engravidar depois dos 40?

Posted on Sep 5 2012 - 7:00am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Para muitas mulheres, os anos vão passando e a chance para engravidar simplesmente não acontece. Mas quando a vida já está estabilizada e finalmente parece ser o momento certo, surge a dúvida: quais as chances e os ricos de gravidez depois dos 40?

 

Na realidade a fertilidade já não é a mesma uma que com o tempo as mulheres vão perdendo o estoque de óvulos, o que torna as chances de ter um bebê sem ajuda médica são bem menores – mas não impossíveis.

 

 

Por outro lado, com os avanços na área médica os riscos também diminuíram e o que há alguns anos era considerado perigoso, hoje já é até comum. Prova disso é um número cada vez maior de mulheres que levam adiante a gravidez depois dos 40.

 

Exemplos de gravidez depois dos 40 entre as famosas é que não faltam. Para você ter uma ideia, a atriz Claudia Abreu se viu grávida aos 40 anos pela quarta vez, a cantora Celine Dion pela segunda vez aos 42, mesma idade com que Carla Marins engravidou, e também Claudia Mauro, que teve gêmeos após fertilização in vitro.

 

Gêmeos também teve a cantora Mariah Carey, grávida aos 40; Nicole Kidman teve sua primeira gestação aos 41, e Betty Goffman, que só decidiu ter filho aos 46 anos. Mas a atriz Solange Couto superou a todas: ela se descobriu grávida aos 54 anos, quando já tinha um filho de 36 e uma filha de 19.
Quem decidir recorrer à ajuda médica para ter bebê vai encontrar vários tratamentos, mas cada caso precisa ser analisado separadamente para que seja determinado qual o tratamento de fertilidade adequado, que pode variar desde a estimulação hormonal à fertilização in vitro. Lembre-se, no entanto, que apenas um profissional especializado pode decidir o caminho a tomar.


Uma vez atestada a gravidez, o acompanhamento médico deve ser constante, com muita atenção para todos os exames e, principalmente, para uma alimentação saudável, tendo em vista não só a saúde da mamãe mas também a da criança. Procure um profissional qualificado, de competência comprovada e prepare seu organismo da melhor forma possível. Lembre-se que nunca é tarde para realizar um sonho – e este é um dos mais bonitos que existe.