E agora, grávida pode tomar aspirina?

Posted on Sep 19 2012 - 10:30am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Grávida e gripada! Por essa você não esperava, apesar de tantos cuidados com a saúde não teve jeito, o danado do vírus da gripe acabou te pegando. Mas aí bate a dúvida na mamãe de primeira viagem: é só uma gripe, mas será que você pode tratá-la como sempre fez? Será que tomar aspirina vai afetar o desenvolvimento do bebê?

 

 

Mãe consciente sabe que não pode colocar qualquer coisa para dentro, mesmo que seja uma aparentemente inocente aspirina. Talvez gravidez e aspirina não combinem… Bem, a princípio a maioria dos especialistas diz que deve-se evitar a ingestão de ácido acetilsalicílico, mas pode até haver circunstâncias que seu médico prescreva doses pequenas da substância – por isso o médico deve ser consultado, sempre. Ela só é indicada a mulheres que sofrem risco de pré-eclâmpsia, sofrem de doenças renais, pressão alta crônica ou Síndrome de Hughes.

 


O que acontece é que a aspirina tem sido constantemente relacionada a problemas durante a gravidez, como o risco de aborto, por exemplo, principalmente no iniciozinho da gravidez.
Pesquisas recentes apontam que a aspirina pode afetar o desenvolvimento do bebê sim, além de aumentar os riscos de parte da placenta se descolar do útero.

 

 

Já quando é tomada lá no finalzinho da gestação o medicamento pode retardar o parto e ainda acarretar em problemas pulmonares e cardíacos, além de agravar o risco de hemorragia.

 


Lembre-se sempre que, na dúvida, a mamãe de primeira viagem não deve ter vergonha de consultar o médico que acompanha o seu pré-natal, até porque o que pode parecer uma grande bobagem muitas vezes pode afetar o seu filhote.

 


Assim como a aspirina, devem ser evitados também os antiinflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno, por exemplo, que age de forma semelhante à aspirina. Durante os meses de gestação o paracetamol é o analgésico e antitérmico mais seguro, mas não esqueça de consultar sempre o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.