Excesso de peso pode dificultar a gravidez?

Posted on Oct 4 2012 - 11:20am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Uma mulher com o peso acima do peso ideal pode ter uma maior dificuldade de engravidar. Uma das razões para isto acontecer é devido a alterações no ciclo hormonal. Quando o corpo tem excesso de peso, ele se vai tentar auto corrigir através da produção de estrógeno, isto vai alterar o ciclo hormonal e controlar a reprodução, levando, como é óbvio a menores chances de engravidar.

 

 

A dificuldade de engravidar também se pode dever a outros problemas intimamente ligados ou desencadeados pela obesidade. Doenças como a diabetes ou a Síndrome dos Ovário Policísticos, provocam também disfunções hormonais em que a mulher apresenta um desiquilíbrio hormonal que provoca vários problemas relacionados com a ovulação.

 

Essas doenças, fazem o corpo feminino produzir mais testosterona que impede uma ovulação normal e que minimiza as possibilidades de engravidar.

 

 

As mulheres com peso a mais podem também ter outros problemas a nível psicológico que podem contribuir para uma menor fertilidade. As mulheres com esse tipo de problema, têm muitas vezes uma baixa autoestima e até excesso de estresse provocado por não gostarem do seu físico. Em alguns desses casos, estas questões são tão graves que podem levar a bloqueios psicológicos limitando assim a fertilidade.

 

 

Podemos portanto concluir que a obesidade pode contribuir para uma maior dificuldade em obter a tão desejada gravidez. Aconselha-se então que a mulher com peso a mais, procure ajuda e planeje a gravidez tendo também em conta o seu físico e a necessidade de perder o peso que tem a mais.

 

 

 

O melhor mesmo é fazer um bom plano de dieta e de exercícios e, falar com um médico ou nutricionista para que a ajude a ficar com a silhueta perfeita para engravidar de forma saudável.