O formato da barriga é um sinal do sexo do bebê?

Posted on Oct 16 2012 - 6:15am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Não tem mãe que não fique doida de vontade de saber o sexo do bebê e que, cá pra nós, não fique comparando a sua barriga com a de outras grávidas. E com certeza você já ouviu falar que pelo formato da barriga dá para saber o sexo: rendondona é menina, pontuda é menino.

 

 

Como mitos e verdades se misturam na sabedoria popular, não custa nada pesquisar o que diz a medicina. Será que é tudo só coincidência ou o formato da gravidez tem a ver com isso? Não dá mesmo para imaginar porque a barriga teria formato diferente em gravidez de menina ou menino, e se fosse assim, como seria a de um casal de gêmeos?

 

 

Entre mitos e verdades, a futura mamãe vai ficando cada vez mais ansiosa, ouve uma coisa de cada lado e daqui a pouco já está achando até que o ultrassom deu errado. Se o bebê fizer manha e fechar as perninhas então, aí mesmo é que ela vai ficar se mirando do espelho procurando a resposta na ponta do umbigo.

 

 
De acordo com os especialistas, neste caso, pelo menos, a sabedoria popular não é tão sábia assim, e o formato da barriga só tem mesmo a ver com o tamanho do neném e com a posição em que ele se encontra. Na gravidez, a única forma de saber o sexo do bebê é através do exame de sexagem fetal, realizado com oito semanas de gestação, ou do utrassom, quando o feto está com 18 semanas.

 

 

 
Outro fator que influencia no formato da barriga é o próprio tipo físico da mãe: algumas mulheres têm o tronco maior, outras são mais curtinhas, algumas são mais largas, outras mais estreitas.

 

 

A musculatura abdominal, combinada com o tamanho e a posição do feto, é que vai fazer a barriga ser mais pontuda ou redonda, da mesma forma que algumas são mais altas e outras mais baixas desde o início da gestação. Apenas uma coisa é certa: independente do formato, qualquer barriga que gere uma nova vida é sempre linda por natureza.