Alimentos importantes para a amamentação

Posted on Oct 22 2012 - 7:25am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

 

Os cuidados com a alimentação devem ser constantes durante toda a gravidez – e isso você já sabe, já come com o mínimo possível de sal, abriu mão dos refrigerantes e dá preferência a alimentos naturais, adeus enlatados. Mas o que muita gente não sabe é que durante a amamentação os cuidados com a alimentação também devem estar presentes, e são importantes para o aleitamento.

 

 

Como a amamentação requer muito esforço do organismo – que passa a trabalhar como uma máquina ininterruptamente – na maioria absoluta das mulheres a fome também vem dobrada, e é justamente nessa hora que muitas pensam que não faz diferença o que comerem, mas não é assim. Antes de mais nada, evite ficar com fome por longos períodos, procurando se alimentar a cada três horas com sanduíches de pão integral e barrinha de cereais, por exemplo.

 


Os cuidados com a alimentação saudável e balanceada devem ser constantes, mas durante o aleitamento o organismo precisa mais ainda de alimentos ricos em cálcio, ferro e proteínas. Como as substâncias passam da corrente sanguínea para o leite, procure ter uma alimentação rica em grãos, frutas, verduras e cereais integrais, e junte a eles peixes gordurosos como o salmão, castanhas, azeite e sementes e abacate, excelentes fontes de gordura saudável que faz muito bem ao bebê.

 
Os hormônios envolvidos na amamentação costumam provocar muita sede, por isso procure manter-se hidratada ao longo do dia, bebendo água regularmente, mas evite cafeína e álcool, que também são passados para o bebê. Tabagismo nem pensar.

 
Há alguns alimentos que podem provocar cólicas no bebê, mas isso costuma variar de caso em caso, portanto a sua melhor aliada será a observação. Se vir que ele está com cólica, procure se lembrar o que você comeu nas horas anteriores e evite repetir aquele alimento. Os itens mais comuns de causar desconforto são feijão, chocolate, brócolis, leite de vaca, cebola e repolho, mas isso não é uma regra.

 
Evite também as chamadas gorduras saturadas, como manteiga, frituras em geral e gorduras vegetais. E esqueça também a ideia de perder peso rapidamente fazendo dieta para emagrecer nesta época: com a inclusão de alimentos saudáveis seu organismo vai perder peso naturalmente, no tempo certo.