Amamentação e auto-exame contra o câncer de mama

Posted on Oct 30 2012 - 9:09am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Amamentar é um momento único para a mulher, porque a amamentação constrói um vínculo forte entre a mamãe e o bebê. Além disso, a amamentação previne o estresse e o câncer de mama, sabia?

O Mamães.net apoia a luta contra o câncer de mama e a campanha do Outubro Rosa, lançada no Brasil pela FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) para relembrar a  todas a importância de se prevenir.

Ao lado da amamentação e da manutenção de hábitos saudáveis de vida e alimentação, o auto-exame é um passo importante para se prevenir contra o câncer de mama.

Independentemente do histórico d doença na família, toda mulher após os 18 anos deve fazer o exame regularmente, depois da menstruação. Você sabe como? Vamos lá:

1. Observe

Em frente ao espelho e com os braços levantados, observe se os seios possuem o mesmo tamanho e formato. Fique atenta a alterações na pele ao levantar e baixar os braços..

 


2. Apalpe

Coloque um dos braços atrás da cabeça e, com a outra mão, apalpe o seio. Use as pontas dos dedos por toda a extensão, começando por fora e terminando nos mamilos.  Procure saliências ou caroços.

3. Deite

Deitada, você também poderá analisar melhor os seios. Repita o procedimento de colocar uma mão atrás da cabeça e, com a outra, tocar e apalpar os seios com a outra mão. Não se esqueça de checar a região que vai até as axilas, com os braços levantados e abaixados.