Como deve ser a amamentação à noite?

Posted on Nov 6 2012 - 11:58am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Durante toda a sua vida – e principalmente durante a gravidez – você cansou de ouvir outras mamães reclamando do trabalhão que é acordar a noite inteira para a amamentação do recém-nascido ou então para você se preparar para acordar toda hora com o choro do bebê com fome.

 

Só que agora que ele acabou de nascer, você se pergunta se não foi abençoada: ele nem acorda a noite inteira! E aí você se pergunta se tem mesmo que acordá-lo para a amamentação ou se não pode, simplesmente, deixá-lo aproveitar a noite inteira de sono – e você também, é claro!

 

Bem, entre mitos e verdades, há crianças que realmente não acordam com fome à noite e, sim, isso parece uma bênção – mas só parece. Claro que há um raciocínio lógico: ora, se ele não acorda é porque não está com fome… Mas o que acontece é que o neném, especialmente o recém-nascido, tem uma tendência muito grande a perder peso, e a amamentação na madrugada acaba fazendo uma diferença absurda e em muito pouco tempo.

 

 

Lembre-se sempre que o leite do materno é uma ajuda poderosa da natureza para fortalecer o sistema imunológico da criança e impulsionar o desenvolvimento do bebê.

 

 

Há recém-nascidos que chegam a perder até 400 gramas em uma semana porque não são acordados para mamar, e acabam ficando com suas defesas enfraquecidas. Nesta fase, eles costumam dormir bastante, até cerca de 18 horas por dia, apesar de o soninho não ser ininterrupto e de normalmente acordarem a cada três horas em média. Mas como isso não é regra, há crianças que simplesmente continuam dormindo, apesar de estarem com fominha.

 

 

O ideal é acordar a criança a cada três horas para mamar, dez minutos em um peito e dez minutos em outro, pelo menos durante o primeiro mês de vida. Depois desse tempo, ele já começa a fazer o seu próprio ritmo de dormir e mamar. Lá pelo segundo mês, por exemplo, ele já deverá estar dormindo apenas umas 15 horas por dia. Aí as mamadas não precisam seguir horários tão rígidos – e se ele dormir a noite inteira, aí sim, você pode considerar uma bênção e aproveitar o merecido descanso!