Vida de casal: Pratique a gratidão

Posted on Dec 4 2012 - 11:21am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Obrigado é uma palavra simples que quer dizer muito. Obrigado significa reconhecer uma ação, uma palavra positiva, ou também  apreciar o esforço de alguém.  Gratidão torna as pessoas mais felizes e saudáveis, ajudando a reduzir o estresse na família durante períodos de dificuldades.

 

A adoção de atitudes permanente de gratidão pode ser o antídoto natural contra a depressão,  principalmente durante períodos de dificuldades emocionais.

 

Quanto mais se incorporar a atitude de gratidão, mais facilmente se perdoará e mais rapidamente o indivíduo se libertará de sentimentos de raiva e rancor, evitando perder tempo com atenção a aspectos negativos do passado, bem como ganhando energia e saúde ao dirigir os pensamentos positivos para a prática de ações que visem demonstrar gratidão.

 

Perde-se tempo ao focalizar a atenção para aspectos negativos do passado. Ao contrário, o indivíduo ganha energia e saúde quando focaliza seus pensamentos e ações para ser grato pôr momentos positivos, pelas palavras e ações dos outros, pela oportunidade de ser um instrumento para o bem. O melhor de tudo é que não custa nada. Experimente. Procure demonstrar sua gratidão a pelo menos três pessoas por dia.

 

Além do mais, não há qualquer custo. Experimente; procure demonstrar gratidão ou ser atencioso sempre que alguém praticar alguma ação ou agir com gentileza, mesmo que seja simplesmente ceder a vez para sair do elevador, ou dizer bom dia ao se chegar a algum lugar.

 

Quando se tem a capacidade de reconhecer e agradecer a alguém, somos abençoados  e se demonstra ter capacidade e potencial para  unir e fortalecer relacionamentos, em vez de dividir e enfraquecer. Projete sempre uma imagem positiva e atenciosa.

 

Obrigado pela visita. Volte sempre.

Rosana Brasil

 

Rosana Brasil é terapeuta de casais e colaboradora do Mamães.net. Ela vai escrever sobre vida em família e relacionamentos na seção Vida de Casal.