Do Começo: Estabelecendo uma rotina

Posted on Dec 18 2012 - 8:17am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Estava devendo um post sobre esse assunto. A palavra rotina assusta muita gente, principalmente quando o assunto é rotina de bebês. Vem à cabeça aquela ideia de que se a criança chorar antes da hora não terá sua necessidade atendida. Mas não é assim que funciona. A rotina é sim muito saudável. E para mim, meu marido e a Maria Eduarda, tem dado SUPER certo.

 

Contei para vocês como  foi a primeira madrugada da Maria Eduarda. A segunda e a terceira  seguiram a mesma linha. Foi então que  comecei a aplicar o que aprendi nos livros “A Encantadora de Bebês” e “Nana Nenê”. Li ambos e tracei um meio termo dos dois para a minha realidade.

 

Ainda estou no início da instauração do choque de ordem… rsrsrs, mas já vi resultados. No dia seguinte à terceira madrugada acordei às 6h para a primeira mamada. A Maria Eduarda é meio preguiçosa para mamar, então vou acordando ela. Às vezes tenho que trocar a fralda dela antes das mamadas para ela  dar uma  despertada, se não, meu peito vira naninha.

 

foto de bebe recem nascido

Mas, de uma  maneira geral, A rotina é de três em três horas e  consiste em: ALIMENTAR  – ATIVIDADE (trocar fralda, banho de sol, banho, conversar e cantar música, etc) –  DORMIR e enquanto ela dorme tenho um tempinho para mim.Mas, se ela chorar meia hora antes com fome, nada impede a flexibilização da  rotina. Não vale deixar a criança com fome só para atender aos horários. Ela não vai deixar de “entender” a rotina por causa de  30 minutinhos.

 

 

No primeiro dia a Maria Eduarda já respondeu bem à  rotina e acordou uma vez só de madrugada para mamar. E assim foi nos dias subsequentes.

 

Na madrugada a mamada tem que ser silenciosa, sem estímulos. Depois  da mamada troque a fralda lentamente e coloque o bebê no berço. Com a Maria Eduarda deu  certo. Às vezes ela demora  para pegar no sono, mas adormece sozinha.

 

O bom da  rotina é que com poucos dias de vida já consigo identificar alguns choros dela. Como existe uma programação, sei pelo horário se ela está com fome, de fralda suja, irritada ou só de manha. Essa madrugada, depois de um dia agitado em que a levei  para um aniversário infantil, a rotina ficou um pouco comprometida.

 

Durante a noite  ela ficou muito agitada e chorava de meia em meia hora. Só conseguiu dormir deitada na barriga do papai. Por causa disso, hoje já recuperamos a rotina mais “dura”. Mantendo ela mais acordada durante do dia para que à  noite ela fique mais tranquila.

 

 

Tem mãe que prefere a livre demanda, dar o peito quando o bebê pedir seguindo o ritmo do bebê. Eu acho que se dá certo para aquela família, ok!  Eu Branca, preciso de organização no meu dia. Caso contrário não conseguiria escrever aqui no Mamães.net, cuidar da casa, do cachorro, e dar atenção ao meu marido e é claro, DE MIM! Se você é como eu, leia os livros que citei. Eles vão te ajudar a  entender essa nova fase e passar por ela sem traumas. Para mim foi ótimo!

 

 

Branca Andrade é jornalista acabou de ganhar a primeira filha. Como mamãe de primeira viagem, vai escrever regularmente aqui no Do Começo. Acompanhe!