Do começo: Teste da Orelhinha

Posted on Dec 21 2012 - 10:51am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

O teste do pezinho todo mundo conhece, mas o da orelhinha e do olhinho eu só conheci depois que engravidei e comecei a pesquisar e ler sobre estes assuntos. Ao contrário do teste do pezinho, o da orelhinha é totalmente indolor. Ainda bem, já estava com pena da minha bichinha sendo furada em tudo que é exame e vacina.

 

O teste da orelhinha pode ser feito em casa também, alguns laboratórios fazem. Mas, custei tanto para achar uma empresa que fizesse o teste e que cobrisse meu plano que acabei optando por ir ao local mesmo.

 

O teste é simples. Na primeira etapa a médica coloca uma espécie de fone no ouvido do bebê. O fone emite um ruído baixo e envia para um aparelho informações se as células auditivas estão vibrando. Se vibram, é sinal de que está tudo bem com seu bebê. Na segunda etapa a médica faz um barulho com uma espécie de chocalho e observa a reação do bebê e depois faz um barulho com um agogô.

 

O exame dura no máximo dez minutinhos e é muito importante pois quanto mais cedo se descobre qualquer probleminha auditivo, mas fácil de se tentar corrigir. Estudos indicam que quando se descobre problemas auditivos cedo é possível até que o problema seja minimizado e a criança consiga ter uma audição próxima a de uma criança ouvinte.

 

Atenção! O Teste da Orelhinha é obrigatório e oferecido pela rede pública de saúde. Não deixe de fazer! A audição é um sentido importante para o desenvolvimento do bebê.

 

Branca Andrade é jornalista e acabou de ganhar a primeira filha. Como mamãe de primeira viagem, vai escrever regularmente aqui no Do Começo. Acompanhe!