Do Começo: Teste do Olhinho

Posted on Dec 25 2012 - 10:56am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Quanto exame!!!

Pois é… logo  que nasceu  a Maria Eduarda já passou pelo Teste do Olhinho. Mas, tem muita gente que não sabe do que se trata esse exame. Já  falamos aqui na coluna do Teste do Pezinho e da Orelhinha. Ficou faltando o do Olhinho.

 

O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado em bebês na primeira semana de vida, ou mesmo na maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas doenças oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. Viu como é  um exame importante?

 

O teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é feito em dois ou três minutinhos. O pediatra ou oftalmologista coloca uma “lanterninha” na direção dos olhos do bebê. Quando a retina é atingida pela luz da “lanterninha”, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. O pediatra pode fazer o exame, mas em caso de qualquer anormalidade o bebê precisa ser encaminhado para um oftalmologista.

 

Quando há algum problema, não é possível observar o reflexo ou a qualidade é ruim, esbranquiçada. O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Os bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste para afastar o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.

 

A Maria Eduarda já fez todos os testes e tirou dez em tudo. Graças a Deus! Não deixe de fazer os exames no seu filho. O bom é quando dá tudo certo, mas em caso de algum probleminha, quanto mais cedo descobrirmos, melhor, não é verdade?

 

Branca Andrade é jornalista e acabou de ganhar a primeira filha. Como mamãe de primeira viagem, vai escrever regularmente aqui no Do Começo. Acompanhe!