Dicas para saúde da grávida no verão

Posted on Dec 27 2012 - 10:39am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Gravidez é uma delícia, só de saber que um bebê inteirinho está sendo formado pouco a pouco dentro da gente já emociona. Por outro lado, verão é sinônimo de sol, praia, dias bonitos e coloridos.

 

Mas vamos ser sinceras: o verão 2013 está chegando abrasador, com temperaturas cada vez mais elevadas – e aí a saúde da grávida merece atenção redobrada. Isso porque gravidez na estação mais quente do ano é quase sinônimo de sofrimento. A gestante se cansa com mais facilidade, sua mais e ainda por cima fica com mais riscos de ter melasmas, aquelas manchas escuras na pele por causa do sol. Ninguém merece!

 

E não merece mesmo. Como praticamente tudo na vida tem seu jeito e sua forma de prevenção, seguindo algumas dicas bem fáceis todo esse desconforto pode ser evitado. A saúde da grávida deve ser o foco principal sempre, afinal é dela também que depende a saúde do bebê. Como com o calor o organismo perde muito líquido através do suor e não há gestante no mundo que possa correr o risco de uma desidratação, o negócio é beber bastante água.

Além disso, por causa da pressão do útero dilatado a bexiga precisa ser esvaziada mais vezes por dia, colocando mais água para fora, que precisa ser reposta. Certifique-se de beber, no mínimo, dois litros de água diariamente, ao longo do dia. Água de coco também é excelente para a hidratação. Além disso, ao sentir-se cansada, descanse. Parece óbvio, mas não é: muitas mulheres só pensam no monte de coisas que têm para fazer e seguem em frente, extrapolando os limites do corpo. Não faça isso, se o organismo está pedindo descanso é porque ele está precisando.

O protetor solar é outro grande aliado à saúde da grávida, que não deve sair de casa sem ele, nem mesmo nos dias nublados, já que o mormaço também pode queimar a pele. Como a gestante está com os hormônios alterados, com doses extras de progesterona e estrogéneo, a exposição ao sol faz com que apareçam as melasmas, aquelas manchas escuras podem aparecer no rosto, e no corpo, normalmente na aureola dos seios, nas axilas, na linha central do abdome e no períneo.

Como o organismo necessita de 20 minutos diários de sol para a produção de vitamina D para a absorção de cálcio (sempre antes das 10h e depois das 16h), passar protetor solar no corpo inteiro é a melhor forma de evitar essas manchas, mesmos que a maioria desapareça depois do parto.

Outra forma de passar sem problemas o verão 2013 é não descuidar da alimentação balanceada, sempre baseada em produtos o mais naturais possível. Comidas leves são essenciais nessa época do ano, por isso invista em legumes, verduras e frutas. Inspire-se nos dias coloridos da estação e leve a cor também para o seu prato, procurando fazer refeições bem coloridas e leves. Nada de sal em excesso, enlatados, refrigerantes nem gorduras. Você estará se cuidado e dando uma demonstração imensa de amor ao seu neném.