Dicas de atividades para as férias escolares das crianças

Posted on Jan 3 2013 - 10:57am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Sabe aquela história de que é brincando que se aprende? Pois em relação à educação das crianças com certeza esse ditado é certíssimo, e é justamente nas férias escolares, quando elas estão bem longe das aulas tradicionais, a melhor oportunidade para fazê-las aprender um pouco mais.

 

De início, uma boa dica é começar aproveitando aquela “sobra” de disposição que faz com que não fiquem paradas e a casa pareça um furacão. O negócio é fazer as crianças gastarem energia!

Seus filhos não gostam de ficar parados, mas adoram uma bola? Bem, o que antigamente podia parecer apenas diversão hoje em dia também é considerado uma boa parte da educação das crianças. Converse com elas e observe os esportes que elas mais gostam de assistir na TV: surf, vôlei, tênis, basquete, futebol e natação não só colaboram para o desenvolvimento físico, como também podem tornar-se uma futura profissão. Além disso, os melhores centros de treinamento oferecem também aulas teóricas, colocando as crianças no mundo dos esportes através da cultura também.

Por outro lado, há atividades mais lúdicas, como dança, desenho, leitura, teatro de música – tanto de instrumentos musicais como de canto – que não só acalmam como transportam as crianças para um universo novo, cheio de possibilidades e criatividade. Muita gente grande que hoje é famosa começou descobrindo seus talentos durante as férias escolares, então não reclame tanto se sua filha passa tanto tempo cantando no chuveiro: dê uma oportunidade de verdade para ela desenvolver sua voz e soltar o seu talento!

Por outro lado há outras atividades menos tradicionais, mas que a cada dia conquistam ais adeptos mirins, como os centros de ciências, as colônias de férias organizadas por centros culturais, museus e acampamentos, e até clubes de astronomia. Mas lembre-se sempre de que são elas, as crianças que devem escolher a atividade para que educação e diversão estejam juntas. Afinal, é férias!