Gravidez: Lanchinhos práticos para não engordar muito

Posted on Jan 24 2013 - 12:05pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

A gravidez é uma época maravilhosa, afinal ter um bebê crescendo dentro de si é uma bênção, mas como as transformações do corpo mexem com os hormônios a tendência é o peso aumentar além daquele quilinho por mês indicado pelo médico.

 

A fome aumenta por conta da ansiedade e também por conta do organismo, que precisa de mais nutrientes para alimentar outra vida, mas a sua saúde na gravidez e a do bebê vão depender, e muito, dos cuidados com a alimentação nesta fase. Além disso, tudo no pós-parto fica mais fácil se você conseguir manter a forma, então veja aqui algumas sugestões de lanchinhos rápidos, saudáveis e que a ajudarão a não engordar tanto na gestação.

 

 

Quem disse que tudo o que é bom engorda, faz mal ou é proibido não devia mesmo ter muita imaginação. Durante a gravidez os cuidados com a alimentação mandam que você dê sempre preferência a alimentos frescos, cozidos, grelhados ou assados aos fritos, sucos naturais a refrigerantes, temperos ao sal, e esqueça de vez bebidas alcóolicas e o tabagismo. Com estes ingredientes você pode fazer maravilhas e cuidar da saúde na gravidez ao mesmo tempo!

 

 

Mesmo a mais chata das pessoas para comer gosta de algumas frutas – e a salada de frutas é um excelente opção para aquele lanche no meio tarde ou o café da manhã. Prefira as frutas da estação que, além de mais baratas, normalmente estão mais docinhas. E, para você não enjoar, pode colocar duas colheres de creme de leite light de vez em quando – fica uma delícia e alimenta.

 

 

Outra dica é um sanduíche de pão de forma integral ou pão árabe com peito de frango grelhado ou cozido, cenoura ralada e requeijão light. Você pode fazer o frango em filés fininhos temperados com um pouco de alho, cebola e orégano (excelente digestivo) ou desfiá-lo e fazer uma pasta com o requeijão light.

 

Você também pode trocar o requeijão por queijo minas magrinho e variar o frango com blanquet de peru. Para acompanhar, um bom suco de frutas sem açúcar. Evite chá preto e mate por causa da cafeína que pode atrapalhar seu sono.

 

Quer mais uma ideia? Experimente fazer sopinhas de legumes bem temperadas e passadas no liquidificador, mas nem é preciso refogar nada. Seja qual for o legume que escolher, coloque-o para cozinhar com uma colher de sopa de azeite, sal e cebola a gosto, e depois de cozidos bata tudo no liquidificador. Se pretender tomá-la à noite, evite alimentos que dão gases, como batatas-doces e couve-flor, por exemplo. Use essas ideias e crie variações de lanchinhos. Na dúvida sobre o alimento, pergunte ao seu médico.