Hora do parto: quais são os sinais?

Posted on Jan 29 2013 - 12:48pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Você está há meses se preparando para a chegada do bebê, indo ao médico regularmente, fazendo todos os exames do pré-natal e com tudo em cima para não faltar nada para o enxoval. Mas tem aquela abelhinha que não para de zumbir no seu ouvido sobre se você vai saber ou não reconhecer os sinais de que a hora do parto chegou.

 

Principalmente quando se é mamãe de primeira viagem em parto normal, esse “zumbido” é bastante comum, mas saiba que mesmo que não está na primeira gravidez às vezes tem suas dúvidas – e isso acontece porque uma gestação nunca é igualzinha à outra. No entanto, há um conjunto de fatores que levam você a saber se é ou não a hora do parto.

A primeira recomendação é: calma! As coisas não acontecem de uma hora para a outra e você provavelmente vai ter muito tempo para reconhecer os sinais, principalmente se esta é a sua primeira gravidez – porque, nestes casos, é comum o trabalho até a hora do parto demorar um pouco mais, até 18 horas, quase o dobro de tempo de um segundo parto normal. Outra dica é ter à mão um telefone, porque ele será seu melhor amigo. É através dele que você vai manter contato com o seu médico durante todo o processo, contatar o companheiro ou um amigo, e chamar um táxi se for necessário.

Se você sabe que está a poucos dias de segurar seu bebê no colo e começou a sentir umas certas cólicas enjoadas, como se fossem de menstruação, é muito provável que o parto esteja próximo sim. Ela chega junto com um desconforto ou peso nos quadris e uma reviravolta intestinal que você pensa estar em uma hora completamente errada. Essa é a hora de fazer o primeiro contato com o seu médico (em caso de sangramento o contato deve ser imediato). Depois disso você pode ter a sensação de estar fazendo xixi nas calças devagarinho, como uma certa incontinência urinária. Pegue um absorvente e coloque, a água que sai pode estar um rósea e é normal. Isso acontece porque nem sempre a bolsa estoura como a gente vê nos filmes, muitas vezes ela simplesmente vai vazando devagarinho. Avise ao médico novamente.

É bom lembrar que todo esse processo costuma ser lento, durando entre uma e duas horas entre um estágio e outro. A essa altura a cólica chata já deve ter se tornado uma dor nas costas, na altura dos rins, que vai aumentando gradativamente – são as famosas contrações, que começam quando o tampão mucoso é expelido pelo útero. Hora de pegar o relógio e começar a cronometra-las: conte a duração e o espaço entre elas. A hora de ir para o hospital é quando elas vieram a cada dez minutos, mas fique calma, porque só quando estiverem vindo a cada cinco minutos com duração de um minuto cada é que o útero estará sendo dilatado. Mas aí você já deverá estar sob os cuidados do seu médico e aí é preparar as boas vindas aos mundo para o seu filhote!