Como passar o Carnaval com as crianças em segurança?

Posted on Feb 1 2013 - 12:25pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Carnaval é época de alegria, muita brincadeira e diversão, e os pequenos também têm direito à sua quota de alegria, mas é preciso muito cuidado com as crianças nos dias de folia. Passar os dias de Carnaval com a família é uma delícia, mas é uma época em que está muito calor, os ânimos exaltados e o teor alcoólico de muitos foliões fica muito acima do bom senso. Além disso, o tumulto acaba propiciando que mesmo os mais atenciosos dos pais acabem vivenciando momentos desagradáveis com algumas situações.

Antes de mais nada é preciso pensar no calor e na hidratação dos pequenos. Muita água, refrescos de fruta fresquinhos e roupas bastante leves. Fantasia infantil é muito legal, mas acima da beleza deve ficar o conforto das crianças. Tecidos naturais, modelagens larguinhas, nada de costuras ou etiquetas que incomodem. Preste atenção também nos tecidos sintéticos, alguns são altamente inflamáveis e este é um risco que você não quer correr.

 

Por outro lado, olho na identificação dos pequenos. Todo mundo sabe que basta dois segundo de distração e de repente as crianças saem do alcance dos olhos – e isso, mesmo no mais familiar dos blocos, pode ser um verdadeiro terror.

 

Então não custa nada apelar para aquelas pulseirinhas de festa, feitas de material plástico onde você pode escrever o nome da criança, o seu e um número de contato imediato. Deixe-a larguinha para não incomodar o braço do filhote, mas não o suficiente para ela cair e se perder. Grampear pedacinhos de papel ou plástico na bainha das roupas com suas informações também é uma forma de fazer a identificação.

 

De qualquer forma, evite conglomerados onde haja mais adultos do que crianças, mesmo que a família inteira esteja reunida. Procure sempre locais apropriados à faixa etária das crianças e, sim, se não tiver jeito, fique em casa com os pequenos, faça a sua própria folia, enfeite a sala, o quarto do bebê, chame vizinhos e coleguinhas e prepare um lanche especial. Afinal, a melhor diversão é onde há segurança e tranquilidade.