Quando é hora de ter um segundo bebê?

Posted on Feb 11 2013 - 4:14am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

 

Volta e meia você pensa, secretamente, em ter mais um filho, mas aí bate aquela dúvida: será que é hora para ter o segundo bebê – ou melhor, há uma hora certa para aumentar a família? Fisicamente falando, você deve esperar pelo menos um ano e meio depois do parto, já que a gravidez em menos tempo aumenta as chances de parto prematuro ou de bebê muito pequeno. O organismo depois do parto também fica debilitado e leva algum tempo para se recuperar. Mas o lado físico não é o único que deve ser levado em conta, por isso a resposta se torna bastante difícil.

 

Não se deve esquecer que os gastos ficarão muito maiores, a educação das crianças também vai requerer mais tempo e mais dinheiro, e, muitas vezes, o casamento acaba ficando para trás. Por isso é preciso que a decisão seja tomada em conjunto e ambos estejam realmente dispostos a encarar a empreitada.

 

Nada de ter outro filho porque seu neném “precisa de uma irmãzinha”, nem porque convencionou-se que a família padrão é composta por pai, mãe e duas crianças. Muito menos por achar que o companheiro ficará mais “devotado” à família se tiver mais filhos. Pesar prós e contras é extremamente necessário, e, neste caso, um dos grandes contras é mesmo a parte financeira. A educação das crianças, por exemplo, gera gastos durante muitos anos – e se para um muitas vezes já fica pesado, imagine em dobro.

Há ainda o lado emocional, porque família sem problemas financeiros não é sinônimo de família bem estruturada. Lembre-se que filho não salva casamento. E se vai tudo de bem a melhor no relacionamento, ter duas crianças pequenas correndo pela casa ou deixar o primogênito ficar mais independente para começar tudo de novo? A melhor forma de decidir é mesmo com o parceiro, e só o diálogo pode dar a resposta.