Massinha de modelar: qual idade?

Posted on Feb 12 2013 - 12:18pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Quem não lembra da sensação gostosa da massinha de modelar entre os dedos e do prazer de fazer as primeiras formas quando era pequeno? Pois apesar de tantas tecnologias e modernidades, a massinha de modelar é uma dessas atividades que não passam com o tempo e continuam sendo uma das preferidas das crianças de qualquer geração. Os benefícios são muitos e as possibilidades infinitas – e não é à toa que as escolar até hoje a utilizam sem exercícios lúdicos.

 

Coloridas ou não, ao pegá-las as crianças estimulam o desenvolvimento cognitivo ao tentar recriar formas de objetos ou bichinhos ou ainda dar forma a algum objeto imaginário. Além disso, ela pode ser usada desde a idade da pré-escola, e há várias prontas no mercado de acordo com cada faixa etária. Na hora de escolher, no entanto, lembre-se de que ela deve ser atóxica e com cores vibrantes, para estimular a imaginação.

 


Mas se você quiser, também há receitas caseiras muito fáceis de preparar, com duas xícaras de farinha de trigo, uma de sal, uma de água, duas colheres de sopa de óleo e dois vidros de corante comestível de cores diferentes. Numa tigela coloca a farinha e o sal e misture, despeje o corante na água e esta a massa até dar uma consistência de pão. Dê o ponto certo misturando o óleo aos poucos.


Essa é uma das atividades que prendem a atenção das crianças por horas a fio, e é excelente para ocasiões em que elas não devem sair de casa, como nos dias de chuva, por exemplo. Você pode pegar aqueles brinquedinhos de praia, como pazinhas e forminhas engraçadas, para que elas dêem forma à massa, ou até utensílios de cozinha como faquinhas de manteiga sem serra, forminhas de biscoito e de empada, garfos, pincéis e escovas de dentes velhas que podem servir para texturizar o produto.

 
Depois é só deixá-las soltarem a imaginação e divertirem-se a valer!